Das Questões de Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio: ênfase no Corpo, na Dança, no Esporte e no Jogo
Por André Cunha dos Santos (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor), Luciana Venâncio (Autor), Eduardo Vinicius Mota e Silva (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 2, 2018.
Resumo
A educação física é um componente curricular ainda em busca de identidade no ensino médio, que convive com incertezas constantes no sistema escolar brasileiro. Nesta década, o exame nacional do ensino médio (ENEM) tem demandado que as escolas e os(as) professores(as) reinventem-se de modo a preparar os(as) estudantes para esse exame, já consolidado no país. Este estudo teve como objetivo interpretar a temática abordada no ENEM em relação à educação física. Durante a pesquisa, utilizamos como base documental as provas de 2009 a 2017 e analisamos o conteúdo das questões para identificar os temas recorrentes a fim de interpretá-los. Os resultados apontam que o exame exige do(a) aluno(a) a mobilização de conhecimentos em diversos temas, porém com abordagens e contextualizações nem sempre vistas no ensino médio.