Resumo
Ao tratarmos o assunto de identidade acadêmica da Educação Física brasileira, um referencial muito presente é o artigo de Franklin M. Henry (1964), que teve como um dos meios de publicação a revista norte-americana JOHPER. Entretanto, os argumentos de outros autores não receberam tanta ênfase quanto o texto de Henry. Com isso, o objetivo geral do trabalho foi verificar os debates e embates sobre a Educação Física americana como disciplina acadêmica, publicados na Revista JOHPER no período entre 1958 e 1978. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) identificar elementos do contexto educacional e científico deflagrador do debate da disciplina acadêmica Educação Física; b) verificar os debates e embates sobre a Educação Física enquanto disciplina acadêmica após a publicação do artigo de Franklin Henry (1964). Como procedimento metodológico utilizamos uma abordagem de natureza histórica, tendo como fonte de dados artigos da revista JOHPER (1958-1978). Após selecionarmos e agruparmos os artigos, a partir de nossa compreensão dos debates e embates percebemos o National Defense Education Act, a reestruturação no setor educacional e as mudanças no financiamento de pesquisas como elementos do contexto deflagrador do movimento de busca pelo desenvolvimento da disciplina acadêmica Educação Física. Houve valorização do corpo de conhecimento, do conhecimento teórico e pesquisa básica. Nesse sentido os debates e os embates envolveram a utilização abordagem humanista, além de o esporte e o movimento humano como sugestões de corpo de conhecimento. Os autores que defenderam o esporte priorizaram principalmente conteúdos da sociologia, filosofia e história, já os do movimento humano enfatizaram a fisiologia e psicologia. No fim da década de 1970, de maneira geral, a Educação Física havia melhorado suas dimensões acadêmicas por meio de pesquisas, porém ainda havia lacuna entre teoria e prática. Assim, observando que esses assuntos são atuais à Educação Física brasileira, podemos refletir melhor sobre os nossos delineamentos e práticas de pesquisa.