Desafio e barreiras: Reflexão de professores sobre o ensino de educação física e esportes durante a pandemia de Covid-19
Por Agam Ahmad Syaukani (Autor), Lufthi Abdil Khuddus (Autor), Aprilyan Putra Bimantoro (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
A pandemia de covid-19 em alguns países foi declarada encerrada. As atividades de aprendizagem começaram a ser transferidas presencialmente como antes. Porém, o aprendizado online que durou quase 2 anos certamente deixou lembranças inesquecíveis. Durante a pandemia, os professores de educação física (EF) tornaram-se um dos que sentem o forte impacto do ensino online. O objetivo deste estudo é explorar a experiência de ensino online de professores de EF. A variável desta pesquisa são as dificuldades percebidas pelos professores de EF na ministração das aulas durante a pandemia. Esta pesquisa é uma pesquisa qualitativa que utiliza um desenho de análise narrativa. Um total de 8 professores de educação física do ensino fundamental e médio estão envolvidos no estudo. Realizamos entrevistas semiestruturadas para explorar as experiências dos professores durante o ensino online na era da pandemia. A experiência contida neste artigo está relacionada com problemas que são comumente encontrados pelos professores na Indonésia ao implementar a aprendizagem online. Argumenta-se que a maioria dos problemas vem do lado do aluno. No entanto, admitiram que os professores também criaram desvantagens na aprendizagem on-line através de limitações nas competências informáticas, design de aprendizagem deficiente e baixa adaptação na migração do curso de off-line para on-line. Esta investigação tem o potencial de ajudar a identificar estratégias cruciais para a utilização das TIC e das tecnologias digitais em ambientes de ensino misto.