Desafios da Curricularização da extensão na promoção de outras racionalidades formativas na Educação Física
Por Flávio Soares Alves (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A política da curricularização da extensão trouxe grandes desafios para as políticas formativas atuais, no âmbito do Ensino Superior, pois nos convocou a repensar a extensão não mais como prática isolada, mas como componente amplamente articulado com o ensino e a pesquisa. Tal articulação demandou pela mobilização de outra abordagem mais intercultural, interprofissional e interdisciplinar, que valorize o engajamento da vida acadêmica com o universo sociocultural. Em nossa leitura, essa outra abordagem representa a emergência de outras racionalidades formativas, mais humanas e transformadoras. Tendo em vista esse cenário, interessa refletir sobre como se deu a implementação de um programa de extensão universitária do departamento de Educação Física, do Instituto de Biociências, UNESP, Campus Rio Claro, que buscou se alinhar às demandas da atual política de curricularização da extensão. Trata-se de uma pesquisa de cunho documental e bibliográfico, que foi buscar por princípios do estudo de caso para aprofundar os conhecimentos acerca do objeto de pesquisa em questão. Na dimensão procedimental, buscou-se pelos relatórios da Comissão Municipal de Extensão Universitária da cidade de Rio Claro, desenvolvidos nos anos de 2021 e 2022, nos quais foram registrados os procedimentos que orientaram a elaboração do referido programa. Observou-se que o programa se constituiu a partir de um movimento de mapeamento dos problemas, interesses e necessidades da comunidade rio-clarense, em composição com os recursos humanos e as políticas formativas definidas no departamento de Educação Física, o que permitiu a mobilização de um perfil de ação extensionista mais transversal, no qual a universidade não só beneficia, ensina e assiste a comunidade, como também aprende, escuta e acolhe suas demandas e necessidades. Esse achado de pesquisa aponta para o seguinte problema: para que essa outra abordagem extensionista seja de fato efetiva, ela precisa se atualizar, sempre uma vez mais, nas relações de implicação da universidade com a comunidade atendida e com as instituições parceiras, o que demanda por ajustes constantes no oferecimento das diferentes práticas propostas no âmbito da extensão. Nesses ajustes, vai se constituindo uma dinâmica transversal permanente entre as diferentes temáticas que compõe as atividades extensionista na Educação Física, à saber, o esporte, a saúde, o lazer e a educação, oportunizando, como efeito, a afirmação de um enfoque extensionista mais intercultural e, portanto, mais sensível e democrático, que reforça continuamente as relações de sentido da universidade no seio da sociedade. Como efeito, a formação dos estudantes que se envolvem com esse programa tende a se intensificar, gerando qualificação acadêmica e profissional que, em última análise, aprimora a vida humana em sociedade.