Resumo

A inclusão é necessária na escola, uma vez que proporciona condições permanentes e possibilidades de desenvolver a aprendizagem, maximizando o potencial do aluno. A disciplina Educação Física desempenha papel importante no desenvolvimento do aluno e pode ser uma ferramenta importante no processo de inclusão. Assim, buscando compreender o potencial dessa disciplina na inclusão escolar, o objetivo foi realizar uma revisão bibliografica sobre os desafios e as contribuições da Educação Física para a inclusão escolar. A busca bibliográfica consistiu na pesquisa de artigos publicados entre os anos de 2011 e 2021, nas bases de dados eletrônicos Scielo e Portal Periódicos CAPES, utilizando os descritores Educação Física escolar, inclusão, e práticas pedagógicas inclusivas. A busca eletrônica retornou 30 artigos que após a análise do resumo, 21 foram excluídos. Portanto, 9 artigos foram utilizados nesta revisão. Conclui-se que os principais desafios da Educação Física Escolar é a falta de práticas pedagógicas adequadas, falta de espaços físicos e as características dos alunos, já as contribuições apresentam-se na adptação curricular através dos conteúdos das aulas com base no lúdico, na adaptação de regras e na utilização de ajudantes naturais.

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