Descaso, Desorientação e (desin)formação Continuada: Ressonâncias na Construção Curricular
Por Natacha da Silva Tavares (Autor), Elisandro Schultz Wittizorecki (Autor), Alex Branco Fraga (Autor), Denise Grosso da Fonseca (Autor), Roseli Belmonte Machado (Autor), Franciele Roos da Silva Ilha (Autor).
Resumo
A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e organizacionais são pontos chave de tensão e problemática na construção curricular. Estas implicam na oferta de formação continuada de professores, nas questões de tempo e espaço da escola, bem como na formulação de recorrentes e contrastantes orientações educacionais e curriculares, e por sua vez ressoam nas condições e possibilidades de autonomia da escola no sentido de sua construção curricular.