Desempenho acadêmico de estudantes do ensino médio associado a aspectos psicológicos, práticas corporais e atividade física
Por Valdomiro de Oliveira (Autor), Gislaine Cristina Vagetti (Autor), Thaynara do Prado Szeremeta (Autor), Guilherme da Silva Gasparotto (Autor), Aline Bichels (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a associação de fatores psicológicos e práticas corporais com o desempenho acadêmico de estudantes do ensino médio. Participaram uma amostra de 330 estudantes, composta por 167 meninas e 163 meninos. Foram utilizados instrumentos de escala Likert para coleta de informações sobre autoconceito e autoeficácia geral e acadêmica. Foi registrado o tempo gasto em atividades físicas moderadas a vigorosas, bem como a participação em diversos tipos de práticas corporais, como esportes, danças, artes marciais, artes cênicas e exercícios físicos sistemáticos. O desempenho acadêmico foi referido a partir das notas dos alunos nas disciplinas regulares. A análise de regressão linear foi utilizada para verificar a associação das variáveis independentes com o desempenho acadêmico. O modelo de regressão ajustado explica entre 7% e 36% da variância do desempenho acadêmico, enquanto o Autoconceito explica o desempenho acadêmico em seis das doze disciplinas, e a média das notas, com valores Beta entre 0,13 (p = 0,02) para Sociologia e 0,28 (p<0,01) para Matemática. A autoeficácia acadêmica explicou o desempenho em onze disciplinas e a média das notas, com valores Beta entre 0,21 (p<0,01) para Educação Física e Filosofia, e 0,44 (p<0,01) para Biologia. A participação em atividades extracurriculares envolvendo práticas corporais explicou o desempenho acadêmico em seis disciplinas e a média das notas, com valores Beta entre 0,14 (p = 0,02) para Sociologia e 0,31 (p <0,01) para Artes. As variáveis psicológicas estudadas e a participação em projetos de práticas corporais durante atividades extracurriculares correlacionaram-se com o desempenho acadêmico nas diversas disciplinas escolares e com a média das notas.