Resumo

A insuficiência de espaços públicos adequados a prática de exercícios físicos e lazer pode influenciar negativamente o desenvolvimento motor de crianças e jovens em idade escolar. Há evidências na literatura que crianças com o desempenho motor deficitário, principalmente no que se refere à lateralidade e a orientação espacial direita-esquerda pode contribuir negativamente para a manifestação de dificuldades de aprendizagem da leitura, da escrita e da realização de cálculos matemáticos. Diante disso, o presente estudo objetivou verificar as produções existentes na literatura brasileira sobre a lateralidade e a orientação espacial direita-esquerda e o desempenho destes aspectos motores de crianças e jovens brasileiros de 6 a 14 anos. Foi realizada uma revisão sistemática de artigos completos e publicados entre 2010 e 2020 nas bases de dados Scielo, Lilacs e Periódicos Capes. Para buscar as produções foram utilizados os descritores-chave em português: “lateralidade”, “orientação espacial”, “desempenho motor”, “desempenho psicomotor” “aprendizagem”, “desempenho escolar”, “idade escolar” e “crianças”. Ao todo foram encontradas 130 produções. Após a leitura e a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 10 estudos foram incluídos para a presente pesquisa. Ao analisar as produções selecionadas, foi possível verificar uma maior predominância de estudos que utilizaram a lateralidade e orientação espacial para identificar o perfil motor de crianças com dificuldades de aprendizagem e transtornos comportamentais ou de neurodesenvolvimento, além da presença de estudos que relacionam o desempenho destes aspectos motores ao desempenho escolar. Além disso, foi possível observar um baixo desempenho da lateralidade e da orientação espacial em crianças e jovens brasileiros.

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