Desempenho de habilidades técnicas entre estudantes adolescentes de diferentes sexos no futsal
Por Marcos Franken (Autor), Marcos Franken (Autor), Milena Tolfo Tadielo (Autor), Laryssa Freitas Piecha (Autor), Laryssa Freitas Piecha (Autor).
Em Rbff - Revista Brasileira de Futsal e Futebol v. 13, n 54, 2021.
Resumo
O desempenho de fundamentos técnicos e o tempo de prática dos alunos do futsal podem interferir no nível de aprendizado entre os sexos de adolescentes no ensino fundamental. O objetivo foi comparar o desempenho de fundamentos técnicos e o tempo de prática entre os sexos de adolescentes no futsal. 22 adolescentes (11 meninos e 11 meninas) da faixa etária de 12 a 15 anos, foram divididos em dois grupos do sexo feminino (G1) e do sexo masculino (G2). Os grupos foram avaliados pelo teste Skills. Foram obtidas a idade, massa corporal, estatura, condução de bola, domínio de bola, precisão do chute e precisão de passe. Comparações das variáveis, entre os grupos, foram realizadas com o Teste t de Student para amostras independentes (paramétricos) e com o Teste de U de Mann-Whitney (não-paramétricos) e o nível de significância adotado foi de 5%. Foram identificadas diferenças significativas entre os grupos G1 e G2 apenas na condução (G1=21,0 ± 4,6 s; G2=15,6 ± 3,4 s, p<0,05) e no passe com o pé esquerdo (G1=6,2 ± 4,7 acertos; G2=10,2 ± 4,2 acertos, p<0,05). Foram encontrados valores similares entre os grupos na idade, massa corporal, estatura, tempo de prática, domínio 1,95m, domínio 3,05m, chute e passe com o pé direito (p>0,05). Portanto, o desempenho é maior em adolescentes do sexo masculino apenas nas variáveis de velocidade da condução de bola e na precisão do passe com o pé esquerdo quando comparadas as do sexo feminino no ensino fundamental.