Resumo

O desempenho de fundamentos técnicos e o tempo de prática dos alunos do futsal podem interferir no nível de aprendizado entre os sexos de adolescentes no ensino fundamental. O objetivo foi comparar o desempenho de fundamentos técnicos e o tempo de prática entre os sexos de adolescentes no futsal. 22 adolescentes (11 meninos e 11 meninas) da faixa etária de 12 a 15 anos, foram divididos em dois grupos do sexo feminino (G1) e do sexo masculino (G2). Os grupos foram avaliados pelo teste Skills. Foram obtidas a idade, massa corporal, estatura, condução de bola, domínio de bola, precisão do chute e precisão de passe. Comparações das variáveis, entre os grupos, foram realizadas com o Teste t de Student para amostras independentes (paramétricos) e com o Teste de U de Mann-Whitney (não-paramétricos) e o nível de significância adotado foi de 5%. Foram identificadas diferenças significativas entre os grupos G1 e G2 apenas na condução (G1=21,0 ± 4,6 s; G2=15,6 ± 3,4 s, p<0,05) e no passe com o pé esquerdo (G1=6,2 ± 4,7 acertos; G2=10,2 ± 4,2 acertos, p<0,05). Foram encontrados valores similares entre os grupos na idade, massa corporal, estatura, tempo de prática, domínio 1,95m, domínio 3,05m, chute e passe com o pé direito (p>0,05). Portanto, o desempenho é maior em adolescentes do sexo masculino apenas nas variáveis de velocidade da condução de bola e na precisão do passe com o pé esquerdo quando comparadas as do sexo feminino no ensino fundamental.

Acessar