Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo comparar o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica entre adolescentes de ambos os sexos, atletas da iniciação ao atletismo de Paranavaí - Paraná, Brasil. Metodologia: estudo comparativo, descritivo transversal com 30 atletas. Instrumentos utilizados: Escala de Autoeficácia Acadêmica, Sócio demográfico, Classificação Econômica, Desempenho Acadêmico (Boletim escolar) dos atletas (com notas de 2016 e de 2019). Analise estatística: Utilizando o software SPSS 24.0, foi realizada a análise descritiva e o teste de U-Mann Whitney para comparar o desempenho acadêmico e autoeficácia acadêmica entre sexos dos atletas, e o teste de Wilcoxon para verificar diferenças dos participantes em relação ao desempenho acadêmico, ambos os testes com significância para p≤ 0,05. Resultados: Para o desempenho acadêmico, os atletas do sexo feminino foram melhores do que os atletas do sexo masculino (notas - 2016, masculino = 70,0 e feminino = 82,0), e se mantiveram melhores em 2019, mesmo o sexo masculino tendo demonstrado melhorar a média no decorrer do tempo (notas 2019, masculino = 80,0 e feminino = 93,67). Foi possível sugerir que o sexo pode estar relacionado ao desempenho acadêmico (U=7,500; p<0,001) e à autoeficácia em português (U=57,000; p<0,021), e segundo o teste de Wilcoxon, as médias após o período de estudo foram melhores do que no início, sendo significativo para a amostra analisada (masculino Z = -3,571; p<0,001 e feminino Z = -3,473; p<0,001). Considerações Finais: Observa-se que o desempenho acadêmico e autoeficácia acadêmica melhoram entre atletas de iniciação em atletismo, após o período de três anos.

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