Sobre
Os textos reunidos neste livro trazem uma importante contribuição para os pesquisadores/as, professores/as, atletas e estudantes da Ginástica e da Educação Física. É, sobretudo, imprescindível para a formação dos/as professores/as que já se encontram trabalhando na área nas nossas escolas. Eles estão elencados em quatro partes: I. Corpo, história e gênero: a Ginástica em questão; II. Ginástica na escola: para quem? III. Formação profissional em Educação Física; IV. Ginástica e Esporte de Alto Rendimento: masculinidades e feminilidades. A divisão das partes destaca o núcleo das reflexões aqui reunidas: a Ginástica. Porém, sua preocupação maior é trazer os temas que se encontram em pauta atualmente e que reclamam melhor compreensão, inclusive as questões de gênero e a formação do profissional de Educação Física, em geral, e de Ginástica em particular. As suas organizadoras, Roberta Gaio e Renata Pascoti Zuzzi, demonstram que, para pensarmos a Ginástica ou o Esporte, é necessário que nos detenhamos em refletir sobre o corpo, inclusive acompanhando o seu percurso histórico: Esta coletânea chega com a preocupação de oferecer aos/as profissionais da área e, também, aos interessados em refletir sobre o corpo, sejam pesquisadores/as, professores/as ou estudantes, respostas a questões antigas que nos inquietam. Ela chega como um incentivo para que a compreensão que se tinha, carregada de equívocos e preconceitos, que herdamos da Europa ou da Ditadura Militar, seja questionada; que novas metodologias sejam desenvolvidas; novos equipamentos sejam construídos; os treinamentos sejam melhorados; e principalmente que os/as professores/as, que estão iniciando carreira ou os/as que já se encontram em funções há mais tempo, tenham instrumentos para refletir e para construir novas metodologias para aplicarem nas salas de aula, seja das universidades ou das escolas dos ensinos básico ou médio, configurando, dessa forma, um lugar que permita identificar a atividade física como algo necessário à formação do/a homem/mulher.
Sumário
-
Página
16 -
Gênero e interseccionalidade: uma semente que ainda guarda segredos para a análise da corporeidade na educação física e na ginástica
Por Tânia Mara Vieira Sampaio
Página
33 -
Página
60 -
Possibilidades de práticas gímnicas para todos(as)
Por Laurita Marconi Schiavon Vilma Leni Nista-Piccolo
Página
85 -
Ginástica rítmica aberta às diferenças: a escola como espaço
Por Roberta Gaio Marília Del Ponte de Assis
Página
103 -
(Con)versando sobre formação do(a) professor(a) de educação física, as relações de gênero e o ensino da ginástica
Por Raquel de Magalhães Borges Sérgio Eduardo Nassar Renata Pascoti Zuzzi
Página
121 -
Ginástica rítmica e gênero: contribuições da extensão na formação em educação física
Por Larissa Áurea Terezani Roberta Gaio
Página
146 -
Formação profissional em educação física: estudos de gênero na especialização em ginástica rítmica
Por Márcia R. A. Lourenço Mário Molari Roberta Gaio
Página
169 -
Ginástica rítmica e gênero: reflexões sobre prática pedagógica e formação profissional em educação física
Por Rubens Silva Arguelho Roberta Gaio
Página
186 -
Corpo, movimento e beleza: elementos estéticos na ginástica rítmica
Por Patrícia Luiza Bremer Boaventura Alexandre Fernandez Vaz
Página
207 -
Ginástica artística e reflexões sobre gênero: construção de novas identidades no esporte
Por Henrique Nunes da Silva Cristiane Texeira Camargo Roberta Gaio
Página
254 -
Mulheres na imprensa esportiva: imagens e palavras
Por Elaine Romero Erik Giuseppe Pereira Ana Miragaya
Página
285 -
Periodização, avaliação e monitoramento do treinamento desportivo: síndrome de burnout e o caso da ginástica artistica
Por Daniel Alvarez Pires Cleberson Tavolone Batista
Página
311