Desenvolvimento de Currículo Pedagógico Baseado no Ensino Por Meio do Jogo Para a Iniciação e Formação no Basquete: Um Relato de Experiência
Por Yura Yuka Sato dos Santos (Autor), Cauê Peixoto Pacheco Goi (Autor), Lucas Mathias Alves Joaquim (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: O currículo pedagógico pode auxiliar na estruturação do ensino-treino do esporte, orientando treinadores/as na organização e sistematização de conteúdos. Objetivo: Desenvolver um currículo pedagógico de iniciação e formação no basquete, para um clube brasileiro, especificamente nas categorias minibasquete, sub-12, sub-13 e sub-14. Desenvolvimento: três integrantes da comissão técnica do clube, sob a orientação de uma pesquisadora da área da Pedagogia do Esporte, desenvolveram a proposta, em integração entre clube e universidade. Partimos de uma pesquisa documental em manuais de Federações de basquetebol dos dez países melhores ranqueados pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) (base e profissional, masculino e feminino), e os manuais da FIBA. Também investigamos estudos da Pedagogia do Esporte que discutem o processo de ensinovivência-aprendizagem do esporte em longo prazo. Assumimos os conceitos de jogo como conteúdo, a não especialização antes da categoria sub-14 como princípio e jogo como meio de aprendizagem. Tais princípios foram organizados em basilares e particulares, que orientaram planos de treino aplicados ao longo de uma temporada completa. O currículo nos permitiu organizar, planejar e sistematizar as sessões de treino do clube brasileiro citado, considerando as competências de jogo e a formação em longo prazo dos praticantes e jovens atletas. Sugestões: o desenho de currículos deve partir das características dos praticantes, objetivos e competências de jogo desejadas em cada categoria, e se sustentar no conhecimento técnico e científico já construído. Esse documento de referência, quando significativo, pode contribuir na intervenção prática de qualidade de treinadores(as), especialmente no que diz respeito ao organizar, planejar e sistematizar o ensino-aprendizagem do esporte. Torna-se também importante avaliar esse processo e, para isso, desenvolver ferramentas pedagógicas coerentes deve ser um próximo passo.