Resumo

Introdução: O currículo pedagógico pode auxiliar na estruturação do ensino-treino do esporte, orientando treinadores/as na organização e sistematização de conteúdos. Objetivo: Desenvolver um currículo pedagógico de iniciação e formação no basquete, para um clube brasileiro, especificamente nas categorias minibasquete, sub-12, sub-13 e sub-14. Desenvolvimento: três integrantes da comissão técnica do clube, sob a orientação de uma pesquisadora da área da Pedagogia do Esporte, desenvolveram a proposta, em integração entre clube e universidade. Partimos de uma pesquisa documental em manuais de Federações de basquetebol dos dez países melhores ranqueados pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) (base e profissional, masculino e feminino), e os manuais da FIBA. Também investigamos estudos da Pedagogia do Esporte que discutem o processo de ensinovivência-aprendizagem do esporte em longo prazo. Assumimos os conceitos de jogo como conteúdo, a não especialização antes da categoria sub-14 como princípio e jogo como meio de aprendizagem. Tais princípios foram organizados em basilares e particulares, que orientaram planos de treino aplicados ao longo de uma temporada completa. O currículo nos permitiu organizar, planejar e sistematizar as sessões de treino do clube brasileiro citado, considerando as competências de jogo e a formação em longo prazo dos praticantes e jovens atletas. Sugestões: o desenho de currículos deve partir das características dos praticantes, objetivos e competências de jogo desejadas em cada categoria, e se sustentar no conhecimento técnico e científico já construído. Esse documento de referência, quando significativo, pode contribuir na intervenção prática de qualidade de treinadores(as), especialmente no que diz respeito ao organizar, planejar e sistematizar o ensino-aprendizagem do esporte. Torna-se também importante avaliar esse processo e, para isso, desenvolver ferramentas pedagógicas coerentes deve ser um próximo passo.