Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a trajetória do desenvolvimento humano e educação esportiva dos atletas da modalidade de atletismo do Município de Paranavaí - PR. Para tal análise, foi utilizado o modelo de desenvolvimento humano embasado no estudo do paradigma Bioecológico (pessoa - processo - contexto - tempo). A amostra foi composta por 01 técnico e 20 atletas da modalidade de atletismo da cidade de Paranavaí, no Estado do Paraná, a qual analisou a trajetória destes atletas. O instrumento utilizado foi a Entrevista Semiestruturada, elaborada com roteiro prévio, com base numa matriz analítica estruturada com questões centrais sobre o desenvolvimento humano e a prática do atletismo. Para caracterizar a amostra, utilizou-se de um questionário sócio demográfico. A análise dos dados foi dividida em dados qualitativos,e analisado por meio da Técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), e os dados quantitativos foram organizados mediante estatística descritiva. Os principais resultados mostraram que a trajetória dos atletas por meio da prática da modalidade de atletismo, na qual, pessoa - processo - contexto - tempo, e o ciclo de vida ao longo do tempo promoveram e auxiliaram no desenvolvimento da educação esportiva e no desenvolvimento humano dos atletas, promovendo a vida num sentido mais amplo e com mais esperanças de sucesso pessoal, no qual o contexto esportivo foi fundamental para a transformação social nessa amostra. Considerações finais: sob o ponto de vista deste estudo, o mesmo pode contribuir para a produção de conhecimento sobre questões centrais da educação relacionadas aos processos cognitivos da aprendizagem esportiva. Neste caso, o atletismo também pode contribuir para o desenvolvimento humano em crianças e adolescentes que ingressam em programas de desenvolvimento e aperfeiçoamento esportivo.

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