Resumo

Objetivo: O objetivo do presente estudo foi organizar artigos que utilizaram da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) para avaliação motora em crianças de 7 a 10 anos de idade, com o intuito de compreender os níveis de desenvolvimento motor dessas crianças. Métodos: Para isso, utilizou-se de um estudo de revisão bibliográfica, buscando-se referenciais teóricos via buscadores eletrônicos como: Google acadêmico, Periódicos Capes e Scielo. Os referenciais teóricos utilizados compreenderam o período de 2012 a 2018. Resultados: Na organização dos conteúdos (referenciais teóricos), pode-se observar que a prática de atividade física e de atividade esportiva promovem um melhor desenvolvimento motor e crescimento físico; crianças de escolas públicas e privadas não apresentam diferenças de níveis de desenvolvimento motor; não existem diferenças de desenvolvimento motor entre crianças de área urbana e área rural; crianças com baixo desenvolvimento motor apresentam baixo desempenho na escola; a atividade física pode influenciar, de forma positiva, o desenvolvimento motor das crianças com idade entre 07 e 10 anos, desde que seja realizada de forma organizada e sistematizada. Conclusões: Diante dos apontamentos, pode-se assumir que existe relevância na prática da atividade física para o desenvolvimento motor das crianças com idade entre 07 e 10 anos e que a maior parte das crianças entre 07 e 10 anos apresentam índices normais de desenvolvimento motor.

Referências

BECK, R. M. B.; BECK, D. G. S.; BATISTELLA, P. A. Perfil motor de escolares de 7 a 10 anos das escolas municipais do município de Boa Vista do Cadeado - RS. Saúde Integrada - Revista da saúde do Instituto Cenecista, Santa Maria, v. 1, n. 1, p. 25–43, 2008.

COPPEDE, A. C.; OKUDA, P. M. M.; CAPELLINI, S. A. Desempenho de escolares com dificuldades de aprendizagem em função motora fina e escrita. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 297–306, 2012.

CORDEIRO, S.; SOUZA, W. C.; ROBLES, A. R.; CALLIARI, I. C. R.; GRZELCZAK, M. T.; MASCARENHAS, L. P. G.; PAULA, S. D. De. Estudo comparativo do crescimento e desenvolvimento motor de crianças de 10 anos de idade, residentes no perímetro urbano e área reula do município de São João do Triunfo - PR. Pulsar, Jundiaí, v. 6, n. 1, p. 1–11, 2014.

COSTA, R. M.; SILVA, E. A. A. Escala de desenvolvimento motor de Rosa Neto: Estudo longitudinal em uma escola da rede particular de ensino de Cuiabá-MT. CONNECTIONLINE, Várzea Grande, v. 4, p. 51–64, 2009.

COUTINHO, R. B.; SPERETTA, G. F. F. Prevalência e fatores associados para sobrepeso e obesidade em alunos de uma escola privada de São Paulo. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, Rio de Janeiro, v. 9, n. 49, p. 12–21, 2015.

ELESBÃO, H.; MAYER, S. M. Avaliação da escala de desenvolvimento motor com adolescentes abrigados do projeto COPAME. Anais do XXI Seminário Internacional de Educação, Cachoeira do Sul, v. 1, n. 1, p. 1–5, 2016.

FARIA, V. M.; ABREU, R. C.; NEPOMUCENO, V. S. R. Desenvolvimento Psicomotor de crianças de 8 a 9 anos de duas escolas públicas de Coronel Fabriciano MG. Única - Cadernos acadêmicos, Ipatinga, v. 3, n. 1, p. 1–38, 2016.

FERNANDES, P. S.; PALMA, M. S. Nivel de desempenho motor de escolares praticantes e não praticantes de Educação Física. Kinesis, Santa Maria, v. 1, n. 32, p. 24–40, 2014.

FURTADO, R. S.; BATISTELLA, P. A.; ROSSATO, V. M.; PANDA, M. D. J. Desenvolvimento motor dos alunos do 3o ano do PIBID/UNICRUZ/Educação Física. In: XVI Seminário Internacional de Educação no Mercosul, Cruz Alta. Anais... Cruz Alta: UNICRUZ, 2014.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2016.

LONGO, R. A.; TERTULIANO, I. W.; SENA, A. B. D.; MORÃO, K. G.; VERZANI, R. H.; MACHADO, A. A. A permanência de crianças e jovens nos esportes: olhares para iniciação e especialização esportiva. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 2, p. 121–132, 2017.

LOPES, N. G.; TOIGO, A. M. O efeito de aulas de hóquei indoor semanais no desenvolvimento motor de escolares de 8 a 10 anos. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano, Canoas, v. 5, n. 3, p. 33–43, 2017.

LUZ, M. M.; BRITO, C. A. F.; BATISTA, J. N. F.; LOURENÇO, P. M. A utilização da EDM e sua aplicação: una realidade brasileira? REAe - Revista de estudos aplicados em educação, São Caetano do Sul, v. 3, n. 5, p. 87–100, 2018.

MACIEL, R. L.; BATISTELLA, P. A. Desenvolvimento Motor: um estudo comparativo em escolas públicas de caráter municipal e estadual. Revista biomotriz, Cruz Alta, v. 6, n. 1, p. 58–74, 2012.

MANOEL, E. J. Desenvolvimento Motor: Implicações para a Educação Físicaa Escolar I. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 82–97, 1994.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARTINS, A. O.; PEDROSO, R. G. F.; BATISTELLA, P. A.; ROSSATO, V. M.; PANDA, M. D. J. Avaliação dos elementos da educação piscomotora: um estudo bibliográfico. In: XVI Seminário Internacional de Educação no Mercosul, Cruz Alta. Anais... Cruz Alta: UNICRUZ, 2014.

MONTANEZ, D. R.; LARA, S. A influência do método Pilates sobre o desenvolvimento motor de crianças. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 23, n. 4, p. 64–71, 2015.

OLIVEIRA, G. M. O desenvolvimento motor nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola de Planaltina-DF. 2013. 36f. Monografia (Bacharelado em Educação Física). Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação Física, Formosa, 2013.

PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

PEREIRA, G. A. A. S.; ANDRADE, V. L. O perfil do desenvolvimento motor de crianças praticantes e não praticantes do futsal. Arquivos de Ciências do Esporte, Uberaba, v. 6, n. 1, p. 41–43, 2018.

ROSA NETO, F. Manual de Avaliação Motora. 1. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

ROSA NETO, F.; ALMEIDA, G. M. F.; CAON, G.; RIBEIRO, H.; CARAM, J. A.; PIUCCO, E. C. Desenvolvimento Motor de crianças com indicadores de dificuldades na aprendizagem escolar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 15, n. 1, p. 45–51, 2007.

ROSA NETO, F.; AMARO, K. N.; SANTOS, A. P. M.; XAVIER, R. F. C.; ECHEVARRIETA, J. C.; MEDEIROS, D. L.; GOMES, L. J. Efeitos da intervenção motora em uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo. Temas Sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 19, n. 105, p. 110–114, 2013a.

ROSA NETO, F.; SANTOS, A. P. M.; XAVIER, R. F. C.; AMARO, K. N. A importância da avaliação motora em escolares: Análise da confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Rio de Janeiro, v. 12, n. 6, p. 422–427, 2010.

ROSA NETO, F.; XAVIER, R. F. C.; SANTOS, A. P. M.; AMARO, K. N.; FLORÊNCIO, R.; POETA, L. S. A lateralidade cruzada e o desempenho da leitura e escrita em escolares. Revista CEFAC, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 864–872, 2013b.

SANTOS, A. M.; NETO, F. R.; PIMENTA, R. A. Avaliação das habilidades motoras de crianças participantes de projetos sociais/esportivos. Motricidade, Ribeira de Pena, v. 9, n. 2, p. 51–61, 2013.

SANTOS, C. R.; SILVA, C. C.; DAMASCENO, M. L.; MEDINA-PAPST, J.; MARQUES, I. Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento motor de crianças de sete a 10 anos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, n. 3, p. 497–506, 2015.

SILVA, M. N. S.; DOUNIS, A. B. Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, v. 22, n. 1, p. 63–70, 2014.

SOUZA, A.; SOUZA, W. C.; REISER, F. C.; RUSENHACK, M. C.; JIMÉNEZ, J. M.; MASCARENHAS, L. P. G. Perfil do desenvolvimento motor de alunos de oito anos de escolas públicas estaduais de São Bento do Sul - SC. Revista Pesquisa em Fisioterapia, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 230–236, 2015.

TANI, G. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e problemas de investigação. Revista galego-portuguesa de psicoloxía e educación, Coruña, v. 2, n. 2, p. 199–215, 1998.

TANI, G.; BASSO, L.; CORRÊA, U. C. O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 339–350, 2012.

Acessar