Desenvolvimento Motor: Um Estudo Comparativo em Escolas Públicas de Caráter Municipal e Estadual
Por Raquel Lizzi Maci (Autor), Pedro Antonio Batistella (Autor).
Resumo
Contextualização:PostuContextO O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil de desenvolvimento motor de alunos de novee dezanos,em duas escolas deSaltodo Jacuí/RS, uma estadual e outra municipal.Esta pesquisa foi de caráter descritivo comparativo. A amostra foi constituída de 40 alunos,o que correspondeu a 66.6% do total de alunos com a referida idade. Os alunos foram avaliados,utilizando-se a escala de desenvolvimento motor proposta por Rosa Neto (2002), nas áreas da coordenação motora fina, coordenação motora ampla, equilíbrio, percepção corporal, percepção espacial e percepção temporal e a dominância lateral.Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva. Para comparar o perfil motor dos escolares das diferentes escolas estudadas foi utilizado o teste “t“ de Student, com P ≤ 0.05.A escola estadual apresentou os seguintes resultados:Idade Motora Geral 112,75, Motricidade Fina 109,2, Motricidade Ampla111,6, Equilíbrio123,3, Esquema Corporal121,8, Organização Espacial99 e Organização Temporal111,6. Já a escola municipal:Idade Motora Geral 109,15, Motricidade Fina 106,5, Motricidade Ampla109,2, Equilíbrio120, Esquema Corporal115,8, Organização Espacial99 e Organização Temporal104,4. Considerando os resultados obtidos no presente estudo, pode-se concluir queosalunos estudados das duas escolas não apresentaram uma diferença estatisticamente significativa, não havendo, portanto diferença no nível de desenvolvimento dos mesmos. Os estudantesapresentaram um perfil de desenvolvimento motor dentro de uma normalidade para a idade em que se encontravam