Resumo

Contextualização:PostuContextO  O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil de desenvolvimento motor de alunos de novee dezanos,em duas  escolas deSaltodo Jacuí/RS,   uma   estadual   e   outra municipal.Esta pesquisa foi de caráter descritivo comparativo. A amostra foi constituída de 40 alunos,o que correspondeu a 66.6% do total de alunos com a referida idade. Os alunos foram  avaliados,utilizando-se  a  escala  de  desenvolvimento  motor  proposta  por  Rosa  Neto (2002),  nas  áreas  da  coordenação  motora  fina,  coordenação  motora  ampla,  equilíbrio, percepção corporal, percepção espacial e percepção temporal e a dominância lateral.Para a  análise  dos  dados  foi  utilizada  a  estatística  descritiva. Para  comparar  o  perfil  motor  dos escolares das diferentes escolas estudadas foi utilizado o teste “t“ de Student, com P ≤ 0.05.A   escola   estadual   apresentou os   seguintes   resultados:Idade   Motora   Geral   112,75, Motricidade  Fina  109,2, Motricidade  Ampla111,6, Equilíbrio123,3, Esquema  Corporal121,8, Organização  Espacial99  e Organização  Temporal111,6.  Já  a  escola  municipal:Idade  Motora  Geral 109,15,  Motricidade  Fina  106,5, Motricidade  Ampla109,2, Equilíbrio120, Esquema  Corporal115,8, Organização  Espacial99  e Organização  Temporal104,4. Considerando  os  resultados  obtidos  no  presente  estudo,  pode-se  concluir  queosalunos estudados das duas escolas não apresentaram uma diferença estatisticamente significativa, não havendo, portanto diferença no nível de desenvolvimento dos mesmos. Os estudantesapresentaram um perfil de desenvolvimento motor dentro de uma normalidade para a idade em que se encontravam

Acessar