Desmitificando a Cultura Cerratense Por Meio da Ginástica Para Todos: Um Estudo de Caso do Grupo de Ginástica Cignus
Por Michelle Ferreira de Oliveira (Autor), Thiago Camargo Iwamoto (Autor), Lídia Acyole de Souza (Autor), Eliana de Toledo (Autor).
Em Conexões v. 16, n 4, 2018. Da página 433 a 499
Resumo
A expressão corporal e as manifestações culturais inter-relacionam-se durante o processo de vivência da Ginástica para Todos (GPT). Considerando a composição coreográfica (CC) como um dos fundamentos que marcam essa prática (TOLEDO et al., 2014) e como um lugar no qual as expressões culturais (grupais, locais ou nacionais) se manifestam (PEREZ-GALLARDO, 1995; FIG, 2018), este trabalho tem como objetivo apresentar os estudos desenvolvidos sobre a GPT num contexto regional, a partir dos diálogos com a eco-história, refletindo sobre as questões geográficas (como o cerrado brasileiro), e as imbricações com a CC na GPT. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estudo de caso, que aborda as produções de CC em GPT, e as experiências e propostas do Grupo de Ginástica Cignus (teóricas e coreográficas - já publicadas). Assim, traz como fonte de pesquisa tanto os referenciais teóricos, como as imagens (vídeos) de 3 CCs deste grupo. Identificou-se que este grupo desmitifica a cultura cerratense por meio de suas CCs de GPT, dado que traz temas transversais a esta cultura (saindo do senso comum), assim como, temas que são cotidianos e esta cultura, mas também presente em outras, como a escravidão e a miscigenação.
Referências
BERTRAN, Paulo. História da Terra e do Homem no Planalto Central: eco-história do Distrito Federal – do indígena ao colonizador. Brasília: Verano, 2000.
BERTRAN, Paulo. A memória consútil e a goianidade. Revista UFG, n. 1, p. 62-67, 2006. Disponível em: https://proec.ufg.br/up/694/o/memoria.pdf.
BRASILEIRO, Lívia Tenório; MARCASSA, Luciana Pedrosa. Linguagens do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança. Pró-Posições. v. 19, n. 3(57), p. 195-207, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n3/v19n3a10.
CAMPOS, Rosângela Soares. et al. A Composição do figurino no grupo de Ginástica para Todos “Cignus”. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de. (Org). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: UEG, 2016.
CHAUL, Nasr Fayad. A identidade cultural do goiano. Cienc. Cult. São Paulo, v. 63, n. 3, p. 42- 43, 2011. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252011000300016.
DIAS CARDOSO, Murilo Raphael; MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha; BARROS, Juliana Ramalho. Caracterização da temperatura do ar no Estado de Goiás e no Distrito Federal. Revista Brasileira de Climatologia. v. 11, p. 119-134, 2012. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/28923.
DEUTSCH, Silvia; VOLP, Catia Mary. Influência da música na prática da Ginástica. In: GAIO, Roberta; GÓIS, Ana Angélica Freitas; BATISTA, José Carlos Freitas (Org). A ginástica em questão: corpo e movimento. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2010.
FÁTIMA, Conceição Viana de; UGAYA, Andresa de Souza. Ginástica para Todos e pluralidade cultural: movimentos para criar novos pensamentos. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Org). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: Editora UEG, 2016.
HANSHIRO, Darcy Mitiko Mori; CARVALHO, Sueli Galego de. Diversidade cultural: panorama atual e reflexões para a realidade brasileira. REAd. Porto Alegre, v. 11, n. 5, p. 02-21, 2005. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/4011/401137448001/.
IWAMOTO, Thiago Camargo et al. Ginástica para todos e as possibilidades de materiais adaptados e alternativos para a prática pedagógica e construção coreográfica. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Org). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: Editora UEG, 2016.
TOLEDO, Eliana de; SCHIAVON, Laurita Marconi. Ginástica Geral: diversidade e identidade. In: PAOLIELLO, Elizabeth (Org). Ginástica Geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.
GRANER, Larissa; PAOLIELLO, Elizabeth; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Grupo Ginástico Unicamp – potencializando as interações humanas. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth (Org). Ginástica para Todos um encontro com a coletividade. Campinas, SP: Editora Unicamp. 2017.
HANSHIRO, Darcy Mitiko Mori; CARVALHO, Sueli Galego de. Diversidade cultural: panorama atual e reflexões para a realidade brasileira, REAd. v. 11, n. 5, p. 02-21, 2005. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/4011/401137448001/.
LIMA, Lenir Miguel de. Os militares, o populismo e suas influências na Educação Física em Goiás. 1992. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiás, 1992.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas. 2011.
PAGANOTTI, Ivan. Imagens e estereótipos do Brasil em reportagens de correspondentes internacionais. Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias, São Paulo, v. 1, n. 1. p. 01-15, 2007. Disponível em: http://www.revistas.usp. br/Rumores/article/view/51102.
OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Org). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: Editora UEG, 2016.
OLIVEIRA, Michelle Ferreira de et al. Construindo uma Ginástica para Todos em Goiás: a proposta do grupo universitário Cignus. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Org). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: Editora UEG, 2016.
PAOLIELLO, Elizabeth et al. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
QUADROS, Eduardo Gusmão de. Anhanguera: mito fundador de Goiás. Revista UEG, v.1, n.9. p. 1-13. 2007. Disponível em: http://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5985.
ROCHA, Maria Aparecida Teles; GOYAZ, Marilia de. Vivência e intervenção pedagógica com a Ginástica em Goiás: caminhos que se encontram. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Org). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: Editora UEG, 2016.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
SCARABELIM, Maria Letícia Abud; TOLEDO, Eliana. Proposal of analytical records for choreographic compositions in gymnastics for all. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30. n. 1, p. 122-143, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000100159.
SOFFIATI, Arthur. Algumas palavras sobre uma teoria da eco-história. Desenvolvimento e Meio Ambiente. v. 18, p. 13-26, 2008. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/13420.
SACRISTÁN, José Gimeno. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (Org). Territórios contestados. Petrópolis: Vozes, 1995.
TOLEDO, Eliana; SCHIAVON, Laurita Marconi. Ginástica Geral: diversidade e identidade. In: PAOLIELLO, Elizabeth. (Org). Ginástica Geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.