Desvendando o Desconhecido
Por João Victor de Oliveira Mazzucatto (Autor), Guilherme Marino Zanini (Autor), Suéllen de Jesus Silva (Autor), Mário Luiz Ferrari Nunes (Autor), Elaine Prodócimo (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Tomamos o currículo como uma prática discursiva e de poder, que visa a produção e o controle dos significados das coisas do mundo (LOPES; MACEDO, 2011). O currículo cultural da Educação Física (CC) possibilita a compreensão dessa produção por meio de ações que problematizam as relações de poder presentes nas práticas corporais e produzem a aprendizagem como uma experiência de si, permitindo a modificação ao máximo do sujeito pela vivência das práticas corporais (NUNES, 2018). Para tanto, indica algumas ferramentas para operar essa empreitada. Apresentamos a experiência do mapeamento de uma escola pública da cidade de Campinas. Enquanto encaminhamento didático, o ato de mapear se refere a ação de entender os aspectos que produzem as práticas corporais de determinado local, para, desse modo, ter elementos para realizar a escolha de temas de estudo. O trabalho com temas permite abordar as diversas representações que os atravessam, possibilitando aos alunxs contato com outras perspectivas de mundo, a fim de afirmar a diferença e compreender que a identidade tanto da prática corporal como a de seus representantes não é uma essência. Elas são fixadas dentro de um campo de relações de poder.