Desvio Médio Lateral Após Efeito da Perturbação Vestibular e Informação Sonora com Demanda Cognitiva
Por Francisco Marins (Autor), Lilian Teresa Bucken Gobbi (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Es t ímu l o s s o n o ro s ( E S ) q u e ex i gem t oma d a s d e d e c i s ã o, q u a n d o
apresentados no ciclo de passada anterior à ultrapassagem do obstáculo
requerem modulações espaciais e temporais no padrão locomotor. Para
verificar as estratégias locomotoras adaptativas na presença de estímulo
sonoro com demanda cognitiva e perturbação vestibular na ultrapassagem
de obs t á c u los, 6 adu l tos - jovens participaram de s t e e s t udo. Diodos
infravermelhos foram afixados nos seguintes pontos anatômicos: no pé
direito, externamente, no quinto metatarso, calcâneo e maléolo fibular; no
membro inferior esquerdo, internamente, nos pontos referentes do pé
direito. Cada participante realizou a seguinte tarefa: sentado na cadeira
giratória motorizada, com o queixo no esterno e olhos fechados, depois
de terminado o movimento rotacional deveria levantar a cabeça, abrir os
olhos, levantar da cadeira e locomover-se em direção ao obstáculo. No
último ciclo da passada, o participante recebeu uma informação sonora
com significado, demandando atividade cognitiva (ultrapassar o obstáculo
ou passar pela direita). A liberação da informação sonora ocorreu por meio
do apa r e lho soundc u e ( s ensor e s a f i x ados no c a l c anha r e há l u x do
participante) no momento do toque do calcanhar da perna de abordagem
antes do obstáculo. Os obstáculos foram personalizados por participante
(alto=10cm acima do joelho e baixo=10cm abaixo do joelho). A ordem de
apresentação das 50 tentativas foi randomizada para cada participante. As
variáveis dependentes Desvio Médio-Lateral Esquerdo (DMLe) e Desvio
Médio-Lateral Direito (DMLd), indicando efeito da perturbação vestibular
transitória (PVT), foram obtidas. A ANOVA, por tentativa para variável
DMLe, mostrou efeito principal de ultrapassagem (F1, 270=7,917; p<
0,052). Em função da combinação do ES e da PVT, o participante realiza
estratégias locomotoras adaptativas.