Lilian Teresa Bucken Gobbi (CREF 000188-G/SP)   (1956 – 2022)

Resumo de trajetória de vida

Nasceu em 07/07/1956, na cidade de Curitiba-PR, filha de Waldemar Bucken e Marize Ratacheski Bucken, irmã de José Marcos Bucken, casada com Sebastião Gobbi e dois filhos Ronaldo Bucken Gobbi (também Profissional de Educação Física) e Peri Bucken Gobbi.

Na sua infância e adolescência Lilian competia como atleta de Natação pelos Clubes Thalia e Curitibano, tendo inclusive neste período batido o recorde 4x50 metros nado Medley e 100 metros nado Crawl em Campeonatos Estaduais Paranaenses e foi recordista paranaense dos 400 metros Medley. Teve participação destacada nos Jogos Universitários Paranaenses, na sua graduação.

Em 2015, volta a competir Natação, então na categoria Master e não mais parou até a sua despedida terrena, em 2022, sempre com destaque na classificação anual. Inclusive foi a 1ª do ranking em 2019, na categoria 60+, da União de Natação Master. Para além dos bons resultados Lilian simplesmente adorava nadar e participar com sua equipe, a Master de Natação de Rio Claro.

De acordo com ela, após muitas e muitas medalhas, na infância e adolescência, sua vocação lhe direcionou para o caminho do Ensino e da Educação Física. Graduou-se em Educação Física e Técnico Desportivo e em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná e trabalhou com natação em Clube Esportivo e Professora da Educação Básica na Prefeitura de Curitiba.

Obteve seu título de mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria, de doutora em Cinesiologia pela Universidade de Waterloo - Canadá  e o mais elevado título universitário brasileiro  por concurso, o de  livre docência pela Universidade Estadual Paulista.

Em 1987, ingressou no Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências e teve uma brilhante carreira como docente, atingindo o ápice da carreira universitária como Professora Titular.

Dentre suas inúmeras atividades de ensino, pesquisa, prestação de serviços à comunidade e gestão universitária, destacam-se:

Professora dos Cursos de graduação em Educação Física e dos Programas de Pós-graduação na área (Ciências da Motricidade e de Ciências do Movimento – Interunidades). Foi também Coordenadora dos citados Programas de pós-graduação.

Ministrou aulas em seminários do Programa de Instrução para Provisionados em Educação Física, do CREF4/SP.

Criadora e Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Locomoção (LEPLO).  Orientou mais de 30 mestrandos, 11 doutorandos, 3 supervisões de pós-doutorandos, 128 trabalhos de conclusão de curso/iniciação científica e muitos alunos de extensão universitária. Inclusive participou de programa de doutorado de dupla titulação com parceria da UNESP e duas Universidades da Holanda.

Publicou 191 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, com mais de 5.000 citações de seus artigos reportadas em base de dados internacionais, 2 livros, 35 capítulos de livros em obras nacionais e internacionais mais de 600 trabalhos publicados em anais de congressos científicos e vários textos publicados em órgãos de divulgação.

Dentre suas publicações se encontra o capítulo “Treinamento neuromotor para idosos”, no livro Envelhecimento e exercício, publicado pelo CREF4/SP.

Membro fundadora da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor (SOCIBRACOM),

Revisora de várias revistas científicas nacionais e internacionais,

Participou de mais de 1 centena de eventos científicos e obteve muitos destaques e menções honrosas de trabalhos apresentados em Congressos Científicos Nacionais e Internacionais e Prêmio por Excelência Acadêmica em Universidade estrangeira.

Participou de mais de 200 bancas examinadoras de livre-docência, doutorado, mestrado, conclusão de curso e concursos públicos.

Prestou assessoria/consultoria para o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) e  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ( FAPESP).

Participou da Coordenação do Programa de Atividade Física para a Terceira Idade (PROFIT) e coordenou o Programa de Atividades Física para Pacientes com Doença de Parkinson (PROPARKI).

Em 1999, por ocasião da campanha de mobilização para instalação do CREF no Estado de São Paulo, de imediato aceitou o convite feito pelo saudoso Profissional de Educação Física – Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, e fez o seu registro, na época diretamente com o CONFEF até a criação do CREF. Seu registro foi o de número 188, contribuindo assim para a criação do CREF4/SP, no mesmo ano.

Em decorrência de sua competência, dedicação e comportamento ético recebeu várias homenagens em vida e in memoriam a exemplo do  Award For Academic Excellence pela Universidade de  Waterloo, Canadá; Destaque em Produtividade Científica da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor;  Paraninfa de turma de formandos do curso de Educação Física - UNESP,  Tributo em sua homenagem pelo Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício;  homenageada do ENPACOM - Encontro Paulista de Comportamento Motor; Prêmio “Profa. Dra. Lilian Teresa Bucken Gobbi” – Seminário do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento – UNESP;  Membro honorário do CELAFISCS.

O relevante trabalho da Profissional de Educação Física – Profa. Dra. Lilian Teresa Bucken Gobbi, seja na formação de Profissionais de Educação Física, na produção de conhecimento, na prestação de serviços à comunidade ou na gestão a tornaram uma referência na área e, em 2017, o CREF4/SP, em reconhecimento à sua notável contribuição para o engrandecimento da Educação Física, lhe outorgou a Medalha de Mérito da Educação Física.

Mulher de fala direta, transparente, leal, exigente e comprometida, mas sem perder a ternura e o riso, comumente referenciada pelos seus orientandos e alunos como uma “Mãezona”. Seu amigo, colega de Departamento e “vizinho” de sala – Prof. Dr. Eduardo Kokubun escreveu em mensagem in memoriam “Contratada para ministrar Crescimento e Desenvolvimento preparava suas transparências em sacos de celofane ... A impressão de pessoa mal-humorada rapidamente se desfez. Era divertido ouvir seu forte sotaque paranaense ... Tinha um modo peculiar de encarar a vida e seus desafios. ... De um modo ou de outro o que dizia causava surpresa, riso, revolta, porém nunca indiferença”.

O artigo “The trajectory of Lilian Teresa Bucken Gobbi (1956-2022): an eminent researcher of gait and posture” do Brazilian Journal of Motor Behavior a retrata como “uma pessoa transparente, assertiva, sincera e direta e ao mesmo tempo afetuosa   e protetora com as pessoas ao seu redor. Lilian foi uma inspiração e uma influência para os alunos por meio de sua paixão e comprometimento no trabalho ... Ela foi uma mentora atenciosa, acolhendo os alunos e ajudando-os a desenvolver suas potencialidades profissional e pessoal. Apesar de sua agenda lotada, ela tinha uma disposição incondicional para ouvir e conversar com os alunos. Seu escritório, notoriamente localizado no Edifício Anatomia tinha uma “política de portas abertas” e os estudantes eram recebidos em debates acadêmicos acirrados e trabalho editorial nos seus escritos, bem como para compartilhar experiências e receber conselhos. Ela desencorajava comparações entre alunos e incentivava as pessoas a serem a melhor versão de si mesmos. ... Houve famosos churrascos e feijoadas.  Ela era a “vida da festa”. Sua positividade contagiante, senso de humor e alto riso eram apreciados. Ela adorava dançar, cantar, jogar cartas e receber amigos em sua casa.

Lilian transformou vidas e nos brindou com um inestimável legado para a Educação Física e o privilégio de compartilhar de sua trajetória terrena, da qual se despediu em 20 de outubro de 2022.

......................................

Página sob a curadoria de Sebastião Gobbi

 

na Biblioteca

Tese


Mestrado
A Capacidade da Memoria de Curta Duracao Para Informacoes Motoras Amplas em Criancas de 7 a 10 Anos.
Doutorado
Atividade Cortical Durante o Andar Usual e com Obstáculos em Idosos com Doença de Parkinson: Efeito do Subtipo da Doença, da Terapia Medicamentosa e do Exercício Físico Agudo
Mestrado
Efeito de 37 Semanas de Exercício Físico no Controle Postural e na Funcionalidade de Idosos Ativos: Comparação Entre Um Programa Para Estabilidade e Orientação Postural e Um Programa Não Convencional de Musculação
Mestrado
Impacto da Doença de Parkinson Sobre as Características Cinéticas e Cinemáticas da Tarefa de Levantar e Andar, em Caidores e Não Caidores
Doutorado
Comportamento Locomotor, Quadro Clínico, Incidência de Quedas e Nível de Atividade Física em Pacientes com Doença de Parkinson: Um Estudo Longitudinal de Dois Anos
Doutorado
Os Efeitos da Manipulação do Sistema Proprioceptivo na Locomoção de Pessoas com Doença de Parkinson com e Sem Congelamento da Marcha: Desenvolvimento, Otimização e Aplicabilidade de Um Sistema de Vibração Muscular
Mestrado
Efeito da Fadiga no Andar de Pacientes com Doença de Parkinson : Relação com o Nível de Atividade Física
Mestrado
Efeitos do Envelhecimento e da Atividade Física no Comportamento Locomotor: a Tarefa de Descer Degraus de ônibus
Mestrado
Análise Cinemática da Oscilação Corporal de Idosos com Doença de Parkinson: Efeitos da Restrição Visual
Mestrado
Efeitos de Uma Informação Sensorial Adicional no Controle Postural: Envelhecimento e Doença de Parkinson
Mestrado
Efeitos da Atividade Física nas Atividades da Vida Diária em Indivíduos com Doença de Parkinson.
Mestrado
Mobilidade Funcional em Indivíduos com Paralisia Cerebral Espástica
Mestrado
Papel da Visão no Controle Locomotor Durante a Ultrapassagem de Obstáculos de Diferentes Alturas em Idosos com Doença de Parkinon e Idosos Sadios
Doutorado
Efeitos do Exercício nos Parâmetros do Andar de Idosas
Mestrado
Comportamento Locomotor na Doença de Parkinson: Tarefas de Subir e Descer Degraus
Doutorado
Influência do Exercício Físico Sobre Indicadores Antropométricos e Pulmonares em Idosas
Mestrado
Efeito de Dica Auditiva na Marcha Livre e Adaptativa em Pacientes com Doença de Parkinson
Mestrado
A Interferência da Tarefa Dupla, Motora e Cognitiva, no Andar de Pacientes com Doença de Parkinson
Mestrado
Efeito Imediato e Contínuo da Informação Somatossensorial Adicional na Sensibilidade Plantar e nos Parâmetros do Andar de Indivíduos com Doença de Parkinson
Doutorado
Mpact Of Muscle Fatigue On Mechanics And Motor Control Of Walking
Nenhuma publicação
Doutorado
Efeitos do Treinamento Resistido Sobre a Regulação Autonômica e a Função Cardiovascular em Indivíduos com Doença de Parkinson
Doutorado
Efeitos do Treinamento de Força e do Treinamento de Força com Instabilidade Sobre os Sintomas, Funcionalidade, Adaptações Neuromusculares e a Qualidade de Vida de Pacientes com Doença de Parkinson: Estudo Controlado e Randomizado
Mestrado
Aprendizagem de Uma Tarefa de Demanda de Controle Postural em Ambiente Virtual em Indivíduos com Doença de Parkinson
Mestrado
Meta de Aprendizagem na Condição de Prática Autocontrolada: Efeito da Menor Restrição no Controle da Prática
Doutorado
Associação Entre o Nível de Atividade Física Habitual e a Prática de Atividade Física Realizada na Infância em Escolares do Ensino Fundamental de João Pessoa - Pb
Doutorado
Controle de Movimentos Combinados em Adultos Jovens e Idosos (Caidores e Não-Caidores): a Interação Entre Andar e Pegar um Objeto
Doutorado
Efeito do Conhecimento de Performance Autocontrolado na Aquisição de Uma Habilidade Motora em Idosos
Doutorado
Liberdade na Escolha das Respostas e Variabilidade de Resposta no Processo Adaptativo em Aprendizagem Motora
Mestrado
Desenvolvimento dos Padrões Fundamentais de Movimento dos 7 Aos 9.5 Anos de Idade: Um Estudo Centrado nas Trajetórias Individuais
Mestrado
Capacidade de Recuperação do Controle Postural em Resposta a Um Tropeço Induzido: Aspectos Cinéticos e Funcionais
Mestrado
Movimento Angular do Quadril, Joelho e Tornozelo Durante a Aquisição da Marcha Independente Sob Diferentes Condições de Superfície
Mestrado
O Efeito Agudo do Alongamento na Marcha das Idosas
Mestrado
Comparação dos Padrões Cinemáticos de Chutes Realizados Por Participantes com 15 e 17 Anos
Doutorado
Efeitos da Intervenção Aquática em Crianças com Características de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (tdc)
Mestrado
Freqüência de Conhecimento de Resultados na Aquisição de Uma Habilidade Motora em Idosos
Mestrado
Efeitos de Dois Programas de Exercícios Físicos nas Capacidades Funcionais e Estruturas Cerebrais de Idosas
Doutorado
Influência do Treinamento Físico Intervalado nas Pressões Respiratórias na Concentração de Nitrito/nitrato e do Receptor de Leptina Solúvel em Mulheres na Pós-menopausa
Doutorado
A Aquisição da Locomoção Aquática em Bebês no Primeiro Ano de Vida
Mestrado
Exercício, Funcionalidade e Distúrbios do Sono em Pacientes com Doença de Parkinson
Doutorado
Adaptabilidade de Respostas Posturais Reativas em Função de Restrição Imposta Por Tarefa Voluntária: Efeito do Envelhecimento e da Doença de Parkinson
Mestrado
Efeito do Grau de Liberdade na Escolha da Resposta no Processo Adaptativo em Aprendizagem Motora
Doutorado
Efeito da Meta de Aprendizagem na Aprendizagem Motora Autocontrolada
Mestrado
Efeito da Modificação da Tarefa na Braçada do Nado Crawl em Indivíduos com Níveis de Habilidades Distintos
Mestrado
Interferência Contextual na Aprendizagem de Habilidades Gráficas em Crianças: Adaptação Ipsi e Contralateral

Artigos publicados no Periodico


Aspectos da Corrida de Aproximação Entre o Chute Realizado com o Membro Dominante e Não Dominante
Ajustes Posturais de Jovens Ativos em Condições de Perturbação e Tarefa Dupla
Sugestões Auditivas Ajudam Pacientes com Doença de Parkinson (dentro e Fora da L-dopa) Durante a Travessia de Obstáculos
Comparação do Equilíbrio e da Mobilidade Funcional Entre Pacientes com Doença de Parkinson Ativos e Inativos
Efeito Positivo da Dica Auditiva no Padrão Locomotor de Pacientes com Doença de Parkinson
Diferenças Entre o Chute Realizado com o Membro Dominante e Não-dominante no Futsal: Variabilidade, Velocidade Linear das Articulações, Velocidade da Bola e Desempenho
Análise Cinética e Cinemática do Levantar e Andar em Jovens e Idosos
Assimetrias Laterais no Movimento de Chute e Rendimento no Futebol e no Futsal
Desenvolvimento Motor de Criança com Paralisia Cerebral: Avaliação e Intervenção
Simetria Intermembros no Desempenho do Chute Mae-geri do Karatê
Interface Entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação de Profissionais de Educação Física Para a Intervenção com Idosos
Parkinson Gravidade da Doença e Componentes de Capacidade Física Subtipo Influência do Motor
Efeito de Diferentes Programas de Exercício Sobre as Funções Psicológicas e Cognitivas de Pessoas com Doença de Parkinson
Equilíbrio Dinâmico: Influência das Restrições Ambientais
Desenvolvimento Motor de Pré-escolares no Intervalo de 13 Meses
Validade de Construção em Testes de Equilíbrio: Ordenação Cronológica na Apresentação das Tarefas
Efeito do Treinamento com Pesos, Prescrito Por Zona de Repetições Máximas, na Força Muscular e Composição Corporal em Idosas
Valores Normativos de Aptidão Funcional em Mulheres de 70 a 79 Anos
Atividade Física, Qualidade de Vida e Medicamentos em Idosos: Diferenças Entre Idade e Gênero
Efeitos de Diferentes Tipos de Exercício nos Parâmetros do Andar de Idosas
Pode a Dinâmica Inversa Auxiliar no Entendimento do Desenvolvimento da Locomoção?
Percepção de Dificuldade e Comportamento Locomotor de Idosos Ao Descer Degraus de ônibus
Trampolim Acrobático Como Estratégia de Desenvolvimento do Equilíbrio Estático em Crianças Portadoras de Deficiência Auditiva
Influência da Informação Exproprioceptiva em Tarefa Locomotora com Alta Demanda de Equilíbrio em Crianças
Efeito da Perturbação Vestibular Transitória na Transposição de Obstáculos
Mobilidade Funcional em Indivíduos com Paralisia Cerebral Espástica de Acordo com o Tipo e a Idade
Efeitos de Três Modalidades de Atividade Física na Capacidade Funcional de Idosos
Tendências Desenvolvimentistas no Comportamento Locomotor Habilidoso em Terrenos Irregulares

Artigos publicados em evento


Estimulação transcraniana por corrente contínua combinada com exercício aeróbio diminui a variabilidade do andar de pessoas com doença de parkinson
Análise Descritiva da Imagem Mental Visual e Cinestésica de Diferentes Segmentos Corporais de Pacientes com Doença de Parkinson
Análise das Respostas Posturais Reativas Após Perturbação Externa Imprevisível em Pacientes Caidores e Não Caidores com Doença Parkinson.
Análise da Habituação às Perturbações Externas Imprevisíveis Por Meio do Comportamento do Centro de Pressão: Efeitos do Subtipo da Doença de Parkinson.
Tarefa Dupla e Andar Adaptativo de Pacientes com Demência de Alzheimer
Efeito da Fadiga Muscular no Andar de Idosos
Variabilidade na Oscilação Postural e Testes Clínicos em Pacientes com Doença de Parkinson
Parâmetros Cinemáticos do Andar Livre em Pacientes com Demência de Alzheimer Sob Influência de Tarefa Executiva
Amplitude de Movimento Articular em Pacientes com Doença de Parkinson: Efeito de Diferentes Tipos de Treinamento
Percepção de Dificuldade Para Subir e Descer Degraus em Pacientes com Doença de Parkinson Ativos e Não Ativos
Efeitos de Um Programa de Treinamento Específico em Mobilidade na Locomoção de Idosos em Ambiente Doméstico
Diretrizes Gerais Para a Graduação Visando Formação Teórico-prática de Profissionais Para a Intervenção Profissional em Atividade Física Para Idosos
Funções Cognitivas Predizem o Comportamento do Andar de Pacientes com Doença de Parkinson na Fase de Aproximação Para a Subida de Degraus
Sinais Clínicos de Membros Superiores Predizem a Destreza Manual de Pacientes com Doença de Parkinson
Relação Entre o Medo de Quedas e a Mobilidade Funcional em Idosos com Doença de Parkinson
O Efeito e o Custo da Tarefa Dupla, Motora e Cognitiva, na Marcha de Indivíduos com Doença de Parkinson e Neurologicamente Sadios
Quais os Efeitos de Um Treino de Mobilidade e Ginástica nos Componentes da Capacidade Funcional em Pessoas com Doença de Parkinson?
Controle Postural em Indivíduos com Doença de Parkinson e Neurologicamente Sadios na Posição Unipodal
Efeito do Tempo de Recuperação da Fadiga Muscular na Produção de Força de Adultos Jovens
Relação Entre Capacidade de Produção de Força e Andar: Influência da Doença de Parkinson e da Fadiga Muscular
Comportamento do Andar de Idosos com Doença de Parkinson Sob Influência de Diferentes Alturas de Obstáculo
O Lado de Início de Doença Não Interfere no Desempenho do Alcance Funcional de Pacientes com Doença de Parkinson
Efeito da Perturbação no Andar com Múltiplos Obstáculos na Fase de Ultrapassagem de Obstáculos em Pessoas com Doença de Parkinson
Efeito na Fase de Aproximação na Ultrapassagem de Um ou Dois Obstáculo em Pessoas com Doença de Parkinson e Neurologicamente Sadios
Efeito do Tipo de Chute e da Preferência Pedal no Padrão Cinemático Angular no Chute com o Dorso do Pé no Futsal
Correlação Entre as Características Clínicas da Doença de Parkinson e o Alinhamento Postural
A Influência das Características Clínicas Sobre a Produção de Força em Pacientes com Doença de Parkinson
Avoidance Choice Strategies During Walking In Older And Young People
Preditores das Variáveis Espaciais e Temporais do Andar de Pacientes com Doença de Parkinson na Fase de Aproximação Para a Subida de Degraus
Relação Entre o Medo de Cair e o Desempenho da Tarefa de Levantar e Andar em Idosos
A Vibração Muscular Melhora o Desempenho da Tarefa de Iniciar o Andar em Pessoas com Doença de Parkinson
Foco Externo de Atenção Reduz o Desempenho da Destreza Manual em Pacientes com Doença de Parkinson
Influência da Depressão no Nível de Atividade Física, Variáveis Clínicas e Cognitivas em Pacientes com Doença de Parkinson
Efeito do Uso Contínuo da Informação Somatossensorial Adicional no Controle Postural de Pacientes com Doença de Parkinson
Relação Entre Equilíbrio Dinâmico e Risco de Quedas em Idosos com Doença de Parkinson
Compensações Estruturais e Funcionais Alteram a Mobilidade Funcional de Indivíduos com Paralisia Cerebral Diplégica Espástica?
Desvio Médio Lateral Após Efeito da Perturbação Vestibular e Informação Sonora com Demanda Cognitiva
Diferentes Restrições Alteram o Início do Controle Visual Para Ajustes Locomotores em Parkinsonianos
Locomoção de Crianças e Adultos Jovens em Ambiente Doméstico
Tendências Desenvolvimentos no Posicionamento da Cabeça Durante a Locomoção em Terrenos Irregulares
Adaptações Locomotoras: Efeitos Antropométricos e da Superfície de Apoio
Núcleos da Base e Controle Locomotor: Aspectos Neurofisiológicos e Evidências Experimentais

TAGs Relacionadas

Adultos Antropometria Aptidão Funcional Atividade Física Avaliação Biomecânica Caminhada Capacidade Funcional Capacidade Física Chute Cineantropometria Cinemática Cinética Cognição Controle Postural Corrida Criança Deficiência Deficiência Auditiva Depressão Desempenho Desenvolvimento Desenvolvimento Motor Doença Doença de Alzheimer Doença de Parkinson Educação Especial Educação Física Envelhecimento Equilíbrio Equilíbrio Postural Estratégia Exercício Físico Exercícios Fadiga Muscular Fisiologia Força Força Muscular Futebol Futsal Gait Ginástica Gênero Idosos Iniciação Esportiva Jovens Karatê Locomoção Humana Marcha Medo Membros Superiores Mobilidade Funcional Motricidade Movimento Mulher Natação Paralisia Cerebral Paralímpico Projeto Inteligência Esportiva Projeto Inteligência Esportiva: Produção do Conhecimento Psicologia Qualidade de Vida Quedas Reabilitação Recuperação Saúde Tarefa Motora Trampolim Acrobático Treinamento

Autores Relacionados

Fábio Augusto Barbieri L. Simieli D. Orcioli-silva R. Vitório P. H. S. Pelicioni Sebastião Gobbi Marcelo Pinto Pereira C. Teixeira-arroyo M. P. Pereira Rodrigo Vitorio P. C. R. Santos Carolina Rodrigues Alves Silveira Maria Joana Duarte Caetano J. Lahr E. Liriani-silva V. S. Beretta Emerson Sebastião M. M. L. Rodrigues F. B. Hernandes S. S. Beretta N.m Rinaldi Leandro Ferreira Jean José Silva Thiago Guido Ayres Rosangela Alice Batistela Marcos Rodrigo Trindade Pinheiro Menuchi Ellen Lirani Silva Natalia Madalena Rinaldi Paulo Henrique Silva Pelicioni Márcio Sussumu Hirayma Paulo Cezar Rocha dos Santos F. Stella J. A. Castro Q. J. Almeida M. B. Pestana N. R. Conceição L. C. Morais P. N. Sousa V. A. I. Pereira Priscila Matias Formaggio, Luana Carolina Morais Diego Orcioli-silva Diego Alejandro Rojas Jaimes R.A Batistela M.P Pereira Sergio Augusto Cunha Paulo Roberto Pereira Santiago Giovana Zarpellon Mazo Eliane Mauerberg de Castro Alexandre Janotta Drigo Alexandre Konig Garcia Prado Ana Clara de Souza Paiva André Luiz Demantova Gurjão Camila Vieira Ligo Teixeira Cícero Campos Claudia Teixeira-arroyo Inara Marques Josiane Medina Papst Jozilma Medeiros Gonzaga Kátia Tanaka Maria Dilailça Trigueiro de Oliveira Ferreira Paulo Santos Tânia Rosane Bertoldo Benedetti Gustavo Christofoletti Deisy Terumi Ueno José Luiz Riani Costa Luiz Fabiano S. Ferreira Francisco H. P. Marins Aftab E. Patla Cássia B. Lima Priscila Elaine Scabello Frederico Pieruccini Faria Florindo Stella Francisco Marins Patricia Malta Saraiva Ana Francisca Rozin Kleiner Mónica Sanchez Ana Paula Moreira Carolina Simões Ana F. R. Kleiner Patrícia M. Saraiva Ricardo S. Pietrobon P. Santos Cândida Taís Golçalves Veronica Miyasike-da-silva Elson Takao Uehara Cássia Borges Lima Cibele Regina Secco M. V. da Silva R. S. Junior Sandra Emília Benício Barros Maria Goretti da Cunha Lisboa ágata Yoko Yasue Hamanaka Camila Peter Hoefelmann Marize Amorim Carla Micheli da Silva Carolina Sant’ana Simões Veronica Silva Miyasike Mayara Borkowske Pestana Leandro Marques de Oliveira Greisy Kelli Broio Rosa Renato de Moraes Juliana Lahr P. R. P. Santiago E. L. Silva E. Lirani-silva A. M. F. Jimenez J. L. Altarugio-junior F. Bruno Hernandes M. J. Duarte Caetano S. R. Lord J. C. Christiane Menant L. Altarúgio-junior F. J. Alejandra Maria D. A. R. Jaimes S. A. Cunha V. Pereira P. C. R. D. Santos V. I. A. Pereira R. A. Batistela F. Pieruccini-faria C. R. A. Silveira M. Pinto Pereira V. A. Ignácio Pereira N. Ribeiro Conceição V. C. Zampier Catarina Covolo Scarabottolo Alejandra María Franco Jiménez Luana Morais Lucas Simieli Maria Oliveira-ferreira Maria Caetano Victor Spiandor Beretta Paulo Cezar Rocha Santos C.b Takaki P.m Formaggio E.lirani-silva P.c.r Santos L.c Morais Priscila Nóbrega-sousa Gabriel Antonio Gazziero Moraca Diego Orcioli-Silva Beatriz Regina Legutke Pedro Paulo Gutierrez Thiago Martins Sirico Vinicius Cavassano Zampier Fabio Augusto Barbieri