Resumo
Esporte e arte são conceitos muito relativizados diante de uma determinada situação, aonde se comparam atletas com artistas (e vice-versa), belos movimentos e jogadas comparados a obras de arte ou utilização de termos comuns da arte sendo utilizados no âmbito esportivo, como “futebol-arte” ou “aquela jogada foi uma pintura de tão bonita”, por exemplo. No entanto, alguns esportes exigem que o seu praticante demonstre características específicas que são consideradas e denominadas de artísticas, por contarem com itens que não são comuns a outros tipos de práticas. Acabam por envolver itens e conceitos que são itens quase que próprios desse tipo de prática, que são nomeados de Componentes Artísticos. Atualmente, as modalidades que fazem parte do programa olímpico e que possuem tal componente com valores próprios em sua descrição são a Ginástica Artística Feminina, Ginástica Rítmica, Nado Artístico e Patinação Artística no Gelo. Sendo assim, o presente trabalho buscou analisar como o componente artístico é avaliado nos esportes, a partir dos Códigos de Pontuação e Manuais das modalidades presentes no atual programa olímpico. Dessa forma identificou-se uma grande variabilidade de conceitos diferenciados entre as práticas, que consideram principalmente como importantes para o componente artístico a utilização do espaço, a relação música movimento e as alterações de ritmo e direção de movimentos, cada uma dentro de suas particularidades e similaridades, com diferentes pesos, valores e lógicas de avaliação, demonstrando que o Componente Artístico está diretamente atrelado ao desempenho esportivo e a performance considerada de qualidade.