Diálogos Entre as Produções Acadêmico-científicas da Educação Física e os Documentos Orientadores da Educação Infantil
Por Rodrigo Lema Del Rio Martins (Autor), Luísa Helmer Trindade (Autor), André da Silva Mello (Autor).
Resumo
Analisa as produções acadêmico-científicas da Educação Física sobre a Educação Infantil, em diálogo com as concepções e pressupostos presentes nos atuais documentos orientadores dessa etapa de ensino no Brasil. Realiza um Estado da Arte sobre essas publicações, buscando inventariar e sistematizar a produção dessa área do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utiliza como fontes: 76 teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil 117 artigos veiculados em revistas científicas da área e 25 trabalhos acadêmicos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Adota o software Iramuteq para análise do corpus textual. Constata-se que, embora timidamente, aparecem referenciais teóricos mais alinhados com a perspectiva de infância presente nos documentos orientadores da Educação Infantil no País. Predominam nas produções investigadas concepções biologicistas de Educação Física infantil e de criança sob forte influência de referenciais teóricos provenientes do campo Psicologia e do Comportamento Motor, divergindo, assim, do que preconizam os referidos documentos.
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