Resumo


Embora os conhecimentos procedimentais do esporte seja um dos conteúdos mais frequentes das aulas de educação física, sua forma de ensino centrado na técnica não possibilita ao aluno uma apropriação efetiva do conhecimento necessário para sua prática eficaz, dentro de um nível recreativo e/ou de lazer. Assim, têm surgido diversas propostas metodológicas alternativas com vantagem consideráveis sobre as tradicionais. Mas, pouco se conhece sobre quais os caminhos e dificuldades para que professores que não tiveram acesso a esse conhecimento, mudem sua forma de trabalho. Neste contexto, a pesquisa teve por objetivo conhecer as consequências de uma experiência de formação colaborativa, nas concepções e nos processos de ensino dos esportes com interação entre adversários, de professores de educação física do ensino básico. Operando metodologicamente dentro dos princípios da pesquisa-ação, desenvolvemos um estudo-colaborativo com um grupo de professores sobre seus processos de ensino dos esportes de invasão, durante dois anos e meio. Os resultados apontam que existem possibilidades de mudança na forma de trabalho dos docentes que participam em experiências de pesquisa-ação, mas que empreendimentos deste tipo apresentam um o conjunto de dificuldades e desafios que necessita ser considerado em seu desenvolvimento para construir condições efetivas de câmbio na forma de ensino.