DIÁRIO DE CAMPO: proposta de registro das práticas desenvolvidas em projetos sociais
Por Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa (Autor), Mary Ann Menezes Freire (Autor), Francisca Livia de Abreu Azevedo (Autor), Sofi a Xavier Reis (Autor).
Parte de Estratégias para a transformação social no Brasil através de projetos de esporte e lazer . páginas 101 - 116
Resumo
O presente capítulo apresenta a experiência de pesquisadores e bolsistas do Projeto Fortalece Rio na utilização do diário de campo como proposta de sistematização das práticas desenvolvidas em projetos sociais. Entende-se a potencialidade dos referidos projetos, enquanto dispositivos de compromisso com a sociedade e desta com ela própria, garantindo direitos sociais, através de práticas esportivas, de educação, de lazer e de cultura. Godoi, Kawashima e Moreira (2021) atentam que os projetos sociais têm sido oferecidos, muito além de formar atletas, pois aspiram objetivos como promover a cidadania, a saúde e a socialização dos seus participantes. Atenta-se que, na literatura científi ca, encontram-se estudos (GODOI; KAWASHIMA; MOREIRA, 2021; GARANHANI; EL TASSA, 2013), os quais abordam a importância de compreender a participação de instrutores, tutores e professores atuantes em projetos sociais; assim como, de que forma os referidos profi ssionais percebem suas práticas e suas trajetórias formativas para a participação profi ssional em projetos sociais. Tais informações, nem sempre são possíveis, a partir de dados quantitativos, por meio do número de benefi ciários ou carga horária desenvolvida. Sendo importante o registro da prática desses profi ssionais no cotidiano profi ssional.