Resumo

Introdução: A literatura aponta que refletir a prática é fundamental para a formação de treinadores inovadores. Propostas aplicadas para treinadores iniciantes parecem ser necessárias, devido à ausência desta competência no currículo de formação de treinadores em cursos brasileiros. Objetivo: descrever o desenvolvimento de diário de gestão da equipe, com estruturação dos treinos e equipe de futebol, bem como das reflexões e aprendizados, ao longo do processo. Desenvolvimento: Inspirado não apenas no livro do treinador Abel Ferreira, mas também na literatura de formação de treinadores sobre a importância do conhecimento intrapessoal e da reflexão da prática, e reuniões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte (GEPESP UNICAMP), decidi, ao assumir como coordenador e treinador do Projeto da Modalidade de Futebol de Campo Masculino da Unesp de Rio Claro, escrever as minhas experiências na gestão dos atletas e equipe técnica. Do planejamento organizacional da comissão e do projeto aos treinos, a cada semana escrevo as experiências importantes para serem refletidas, aquelas que marcaram. As intervenções, dessas situações, reflexões sobre o desenvolvimento tático e de valores de uma equipe unida aparecem no diário, apontando erros, aprendizados, acertos e planejamento do projeto. Sugestão: A partir do diário, me conheço e me percebo como treinador, e reflito que, em alguns pontos, ainda tenho certa dificuldade de transferir conceitos do conhecimento declarativo para o processual. Cresço como profissional e como ser humano, qualifico minha prática nas relações humanas nas abordagens profissionais, sinto que me torno um melhor treinador, crítico e autônomo, e sugiro que, assim como este, mais materiais sobre o contexto universitário surjam, pois esta área necessita de desenvolvimento no aspecto organizacional esportivo. Além disso, seria interessante o olhar de docentes para o esporte universitário como meio de estimular a formação de profissionais do esporte em parcerias das modalidades com laboratórios. Além disso, fomentar nos estudantes olhar o esporte universitário como meio de desenvolvimento profissional nas comissões técnicas.

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