Dicas de Aprendizagem Auxiliam as Crianças com Tdc na Aquisição de Uma Habilidade Motora Complexa?
Por Josiane Medina Papst (Autor), Iverson Ladewig (Autor), Andre Luiz Felix Rodacki (Autor), Inara Marques (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 34, n 2, 2012. Da página 477 a 494
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar se as dicas de aprendizagem auxiliam crianças com TDC na aquisição de uma habilidade motora complexa. Dez crianças com TDC e 14 de desenvolvi- mento típico, de 9 a 11 anos, foram divididas nos grupos TDC com dicas (TDCD), TDC sem dicas (TDCS), desenvolvimento típico com dicas (GDTD) e desenvolvimento típico sem dicas (GDTS). As crianças participaram de sete aulas, durante três semanas, para a aprendizagem do rolamento peixe, com o uso das dicas “empurre o chão”, “coloque a mão o mais longe possível” e “queixo no peito”. Os resultados não foram estatisticamente significantes entre os grupos, o que evidencia que as dicas não apresentaram efeito positivo na aprendizagem do rolamento peixe.