Sobre
Muito se tem produzido sobre a Educação Física escolar e seus desafios e implicações na e com a contemporaneidade. Não poderia ser diferente do contexto e da conjuntura mais ampla que a forma, pois a Educação brasileira, de um modo geral, passa por um período de tensões e reorganizações, rupturas e arranjos que se tecem na perspectiva macro, desde os marcos legais que a organizam, passando pela formação inicial para as docências e, claro, aquelas produzidas e ressignificadas na complexidade do “chão da escola”. No campo da Educação Física escolar parece que há um desejo coletivo de produzir um movimento que supere o “mais do mesmo”. Uma característica marcante deste livro é que as interpretações e considerações que apresentam os autores e autoras são de quem está em contato com a diversidade cultural das comunidades escolares, comprometido com a formação de professores entendidos como intelectuais transformadores e com a didática crítica e multicultural da Educação Física que emergem no desafio proposto pelo jornalista, escritor e dramaturgo brasileiro Caio Fernando Abreu quando este escreve: “[...] Cansei de virar as páginas. Está na hora de mudar de livro [...]”. O projeto de Educação Física escolar que nos desafia a “mudar de livro” é potencialmente interpretativo e reflexivo. Entendemos que assim poderemos, frente aos desafios da conjuntura política, econômica e social vigentes, materializar “a inversão da lógica de pensar a educação como um projeto da sociedade para um projeto de sociedade que queremos construir a partir da educação”.