Diferenças de Gênero na Avaliação Qualitativa de Atividades Físicas e Sedentárias de Escolares de 7 a 10 Anos no Nordeste Brasileiro
Por Gilmar Mercês de Jesus (Autor), Lizziane Andrade Dias (Autor), Pryscila de Argolo Cerqueira (Autor), Maria Alice Altenburg de Assis (Autor), Emil Kupek (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 42, n 1, 2020. Da página 2013 a -
Resumo
O estudo descreve diferenças de gênero em atividades físicas e sedentárias relatadas em um questionário via Internet por escolares do segundo ao quinto ano. O modelo de regressão de Poisson comparou atividades físicas e sedentárias entre gêneros, ajustado por idade, turno escolar e índice de massa corporal. Os resultados revelaram maior frequência de atividades físicas diárias entre as meninas, com predominância de atividades leves e moderadas. Entre os meninos, predominaram as vigorosas, sobretudo lutas e futebol. Não houve diferença de gênero no total diário de atividades sedentárias.