Diferenças Entre o Chute Realizado com o Membro Dominante e Não-dominante no Futsal: Variabilidade, Velocidade Linear das Articulações, Velocidade da Bola e Desempenho
Por Fábio Augusto Barbieri (Autor), Paulo Roberto Pereira Santiago (Autor), Lilian Teresa Bucken Gobbi (Autor), Sergio Augusto Cunha (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 29, n 2, 2008. Da página 129 a 146
Resumo
O objetivo deste estudo foi examinar a variabilidade do movimento angular das articulações do quadril, joelho e tornozelo durante o chute com o dominante e não-dominante no futsal e também avaliar o desempenho, a velocidade da bola e a velocidade linear destas articulações e do pé durante os chutes. Os participantes realizaram cinco chutes com máxima velocidade com cada membro, que foram filmados por câmeras digitais a 120 Hz, objetivando acertar um alvo de 1 m2 posicionado no centro do gol. As imagens dos chutes foram analisadas no software DVIDEOW e os dados brutos foram suavizados através da função LOESS. Os resultados apresentaram melhor desempenho, maior velocidade da bola e menor variabilidade para o membro dominante; e maior velocidade linear para o lado não-dominante.