Diferenças geográficas e de gênero no desenvolvimento de habilidades motoras em crianças pré-escolares
Por Vânia Loureiro (Autor), José Luis Solas Martínez (Autor), Alba Rusillo Magdaleno (Autor), Andre Lopes (Autor), Luís Murta (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 35, n 1, 2024.
Resumo
O desenvolvimento motor durante a infância é fundamental para a aquisição de habilidades perceptivas e cognitivas avançadas, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e na aquisição de habilidades mais tarde na vida. Este estudo tem como objetivo investigar diferenças nas habilidades motoras de crianças de 3 a 5 anos, com base em sua localização geográfica (urbana ou rural) e gênero. Uma coorte de 94 crianças portuguesas com idades entre os 3 e os 5 anos (composta por 48 rapazes e 46 raparigas) foi selecionada para um estudo. A coleta de dados foi realizada em 8 escolas diferentes e as habilidades motoras foram avaliadas por meio do teste MOBAK-KG. Observou-se que as crianças da zona urbana superaram as da zona rural nas habilidades motoras relacionadas ao controle do corpo e de objetos. Pelo contrário, as capacidades motoras das raparigas não apresentaram diferenças significativas de acordo com a sua localização geográfica. Embora o ambiente geográfico influencie o desenvolvimento motor das crianças, outros factores, tais como factores socioeconómicos e culturais, podem ter um impacto maior nas raparigas. Estas descobertas enfatizam a importância de focar no desenvolvimento motor das meninas e examinar como as expectativas culturais e de género podem impactar as suas capacidades motoras.