Resumo

Resumo: Este trabalho teve como objetivo central compreender como as diferenças e os significados são produzidos nas aulas de educação física por crianças do quarto ano do ensino fundamental da Prefeitura de Jundiaí - SP. O grande empenho foi compreender o proposto a partir das dinâmicas culturais infantis, considerando as crianças envolvidas ativamente neste processo de diferenciação. A pesquisa de cunho etnográfico foi realizada ao longo de dois bimestres letivos com uma turma formada por vinte e seis alunos (oito meninos e dezoito meninas). Além das aulas de educação física, compõem este estudo os momentos de entrada e saída da escola, os tempos de recreação e outros dias letivos pertinentes. Os caminhos tomados ao longo deste estudo levaram em conta a necessidade de elaborar uma "descrição densa" para que as exposições e observações dispostas fossem capazes de considerar os significados envolvidos nas ações das crianças e suas hierarquias; caminhos estes que foram guiados pela diferença entre os atores sociais envolvidos neste processo. O estudo de cunho etnográfico realizado nos permitiu traduzir o que as observações e as crianças tinham a dizer sobre o tema. Estas análises e seus relatos foram ordenados posteriormente em eixos de interpretação tais como: o "saber fazer bem" nas aulas de educação física, as diferenças e desigualdades experimentadas pelas crianças e os momentos que insinuavam inclusões e exclusões ao longo do processo educativo. Ao longo dos bimestres, compreendemos que os significados atribuídos às ações e às diferenças eram construções sociais estabelecidas entre os pares nas aulas de educação física. Neste sentido, considerar as diferenciações como produções sociais é argumentar a favor de estratégias pedagógicas e curriculares para abordar estas diferenças, discutindo suas produções e os mecanismos envolvidos em sua criação e fixação. A pesquisa realizada contribui, portanto, para o entendimento que são necessárias estratégias que expliquem os processos de produção das diferenciações, fornecendo à discussão sobre as diferenças um lugar importante no campo acadêmico da educação física.

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