Resumo

Tendo em vista o cenário de relação entre o patrocínio e o voleibol brasileiro, este trabalho objetiva levantar, do ponto de vista histórico e mercadológico, as ações de patrocínio realizadas entre uma empresa multinacional do ramo de produtos alimentícios e o Osasco Voleibol Clube, para discuti-las sob a ótica dos principais agentes envolvidos na modalidade - treinadores, gestores e atletas. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, que aborda como principais fontes as reportagens jornalísticas disponíveis em domínio público, publicadas no período do qual o clube e a empresa mantiveram relações no contexto esportivo. Para a análise dos dados, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo, no qual os dados de pesquisa foram organizados em três diferentes características que abrangem os assuntos discutidos ao longo das entrevistas, relativos ao clube, atletas/comissão técnica e gestores. Identificamos a utilização de diferentes estratégias de marketing utilizadas pela empresa nos diferentes períodos de manutenção do patrocínio, que trouxeram retornos positivos em termos de desempenho desportivo para o clube – advindo principalmente do investimento realizado em estrutura e desenvolvimento de atletas - e em desempenho de mercado das diferentes marcas da empresa – chegando à liderança de mercado diante de marcas já consolidadas no consumo brasileiro. Como estudo de caso, a pesquisa evidenciou estratégias bem-sucedidas e que atenderam objetivos mútuos. A experiência pode ser aplicada a outras empresas e equipes, colaborando para um retorno notável da marca e seus produtos, e de uma competente estruturação do esporte (da base ao alto rendimento). Tal estudo se demonstra relevante pela falta de estudos de natureza qualitativa que tratem sobre a relação do marketing esportivo e o voleibol, e por trazer uma discussão importante de casos de sucesso sobre o patrocínio de clubes esportivos no Brasil.

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