Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar a contribuição da Ginástica Artística para a criança com dificuldade de aprendizagem, na perspectiva do modelo teórico de Leguet (1997), através da aplicação de um programa de atividade motora específico. Foi utilizada a técnica de observação de gravações em VT, para a análise do comportamento dos sujeitos, segundo as dimensões sócio-culturais, apresentadas pelo autor. Foi analisado o nível de aprimoramento das ações motoras, através da aplicação de uma avaliação comparativa, inicial e final, na qual, o tratamento estatístico mostrou significativo aperfeiçoamento das ações. Isto veio comprovar a efetividade dos princípios norteadores do programa aplicado. Concluiu-se que, no ambiente gímnico, a criança vivencia diferentes propostas motoras de forma integrada ao seu desenvolvimento. Os resultados desta investigação levou-nos a compreender que é possível uma intervenção pedagógica, na perspectiva das ações motoras, partindo das capacidades observadas . Desmistificando, assim, a visão reducionista de rótulos de crianças consideradas "especiais".

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