Resumo

Tarefas básicas como ler, escrever e efetuar cálculos ainda são verdadeiros enigmas para algumas crianças brasileiras.O presente estudo buscou identificar as principais dificuldades vivenciadas por alunos e professores em relação ao processo de ensino-aprendizagem, em uma escola do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino da cidade de Montes Claros – MG e as possíveis estratégias de intervenção pedagógica da Educação Física, através do jogo. O estudo se caracteriza como descritivo e abordagem qualitativa, a coleta dos dados realizou-se através da técnica de grupo focal com 100 alunos e entrevista semiestruturada com 17 professores, os quais foram escolhidos por acessibilidade. Os dados foram interpretados por análise de conteúdos. Constatou-se que as disciplinas Matemática e Português representam as maiores dificuldades discentes. Com relação ao uso de abordagens lúdicas, por parte dos professores, constatou-se que, apesar de todos afirmarem fazer uso e considerarem importantes, não as consideram como mediadoras no processo ensino aprendizagem.

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