Resumo
Baseado na minha experiência como professora de Educação Física, percebo as dificuldades que os alunos apresentam no desenvolvimento do aspecto físico, nas alterações no corpo, nas habilidades motoras, na capacidade sensorial e no aspecto cognitivo em decorrência de sua interação constante com o meio, implicando na forma como as crianças aprendem na escola. Portanto, o presente trabalho teve o objetivo de analisar o efeito das aulas de Educação Física, planejadas sob a ótica da Psicomotricidade, como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem de alunos com dificuldades na leitura e na escrita. Foram considerados, para o estudo, 12 crianças de ambos os sexos, com idades entre 11 e 12 anos, que frequentam o 5º e o 6º anos do Ensino Fundamental regular, e a sala de articulação de aprendizagem de uma Escola Estadual no Município de Primavera do Leste - MT. Os participantes da pesquisa passaram por uma avaliação diagnóstica inicial, feita pela professora pedagoga que atende na sala de Articulação da Aprendizagem, na qual foi feito um ditado com palavras de sílabas simples e complexas, antes e após as aulas de Educação Física planejadas sob a ótica da psicomotricidade. Foram elaboradas 18 aulas de Educação Física, por um período de 60 dias, cada aula com duração de uma hora. Para o levantamento dos dados, utilizando pressupostos da pesquisa de ação com uma abordagem qualitativa e para o procedimento de coleta de dados, foram utilizadas observações das aulas seguindo um roteiro, com registro no diário de campo. De maneira geral, pôde-se verificar que todas as crianças desse estudo apresentaram grandes dificuldades motoras. Isso já era de se esperar, uma vez que os estudos que relacionam desenvolvimento motor e rendimento escolar demonstram uma forte significância estatística entre o que a criança é capaz de aprender (cognitivo) e o que é capaz de realizar (motor). Nesta pesquisa, podemos afirmar que as crianças conseguiram avanços significativos em seu rendimento escolar, melhorando a performance na leitura e na escrita através de um plano de ação, com aulas de Educação Física em uma ação planejada e desenvolvida conjuntamente com a sala de articulação da escola, sob a ótica da psicomotricidade. Não se pretende, com isto, dizer que a psicomotricidade é um recurso para todos os problemas de aprendizagem, e tampouco afirmar que um desenvolvimento psicomotor inadequado pode ser a causa de todas as dificuldades escolares, mas queremos deixar a ressalva através da sua contribuição, que é corroborada pelas evidências da nossa intervenção. Uma criança ativa e bem estimulada tende a ter menos dificuldades escolares. Considera-se oportuna a continuidade de investigação, uma vez que estes resultados podem orientar os profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem a chegarem ao sucesso almejado no processo de escolarização.