Dinâmica da Pesquisa em Educação Física Escolar

Por: Nádia Valentini.

VIII Seminário de Educação Física Escolar da USP

Send to Kindle


.Resumo

Pesquisas recentes têm enfatizado a importância do clima motivacional e sua influência sobre a aprendizagem em diferentes contextos. Particularmente no contexto da educação física escolar, investigamos a influência do clima motivacional orientado para a maestria (intrínseco) sobre a aprendizagem das habilidades motoras fundamentais, em crianças com dificuldades motoras. Foram selecionadas, através do teste TGMD - Test of Gross Motor Development – (Ulrich, 1985), 67 crianças de 5 e 6 anos. 37 crianças receberam uma intervenção de doze semanas, na qual foi enfatizado um clima motivacional orientado a maestria (Estratégia TARGET, Ames, 1982). O restante dos sujeitos serviram como grupo controle. Os resultados suportam a hipótese que um clima motivacional orientado a maestria contribui para a melhora da percepção de competência e o próprio desempenho motor, das crianças com dificuldades motoras na pré-escola. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.