Sobre
Nota do Coordenador
Dentre os mais diversos ramos do Direito, nenhum é capaz de despertar tanta paixão quanto o Direito Desportivo. Essa paixão, muitas vezes abnegada, nos dá combustível infinito para noites intermináveis de leitura e estudos.
Como todo apaixonado, um sonho permeava meus pensamentos... o sonho de compilar estes estudos e publicar um “Direito Desportivo”.
A Editora Arraes embarcou nesse sonho...
Para a empreitada, convocamos um time de primeira linha.
Caio Medauar, Gustavo Delbin, Leonardo Andreotti e Lucas Ottoni.
O currículo dos membros da equipe é pra lá de extenso...
Caio Medauar, procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da
CBF, contribuiu sobremaneira com o material criado e reunido de anos lecionando disciplinas de direito desportivo.
Gustavo Delbin, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, engrandeceu o trabalho com sua vastíssima experiência de atuação na área e dezenas
de trabalhos publicados.
Leonardo Andreotti, Professor de Direito Desportivo em universidades estrangeiras, nos brindou com seu crado e de Marketing Esportivo, bem como com análises pontuais e cuidadosas a cada revisão.onhecimento de Direito Desportivo Comparado e de Marketing Esportivo, bem como com análises pontuais e cuidadosas a cada revisão.
Lucas Ottoni, presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/MG, nos trouxe toda sua experiência na Justiça Desportiva e no Direito de Trabalho Desportivo.
Com o time formado, somamos esforços, experiências e estudos para gerar, a dez mãos e em tempo recorde, o trabalho que ora se apresenta.
O Direito Desportivo possui dezenas de nomes e figuras de destaque que poderiam e mereceriam estar aqui, mas, infelizmente, não pudemos contar diretamente com eles.
Digo diretamente, pois indiretamente todos estão contidos e abraçados aqui neste livro. Seus textos, suas ideias e suas exposições nos acompanharam a cada segundo e o calor da sua amizade nos trouxe a ternura necessária para este precioso trabalho.
Todos os nomes e textos utilizados foram devidamente creditados nas referências e bibliografia.
Para a realização deste trabalho, buscamos nossos materiais de aula (apostilas, exercícios, slides), textos e artigos já publicados, anotações, publicações em nossos blogs e redes sociais e os compilamos de forma a abordar os principais pontos do Direito de Desportivo e oferecer ao leitor a visão mais completa e didática possível.
Certamente, não exaurimos o tema, mas trouxemos o que há de mais relevante e interessante para o estudante ou profissional interessado pelo tema.
Diante de todo o material em estado bruto iniciamos sua lapidação, sempre com a participação de todos e sob a linha de cognição entabulada pelo coordenador e pelos editores.
O resultado do trabalho pode ser observado nas páginas que se seguem.
Boa leitura.
GUSTAVO LOPES PIRES DE SOUZA