Diretrizes Curriculares Nacionais Para os Cursos de Educação Física: Fronteiras Entre Orientações e Aprisionamentos Legais
Por Zenólia Campos Figueiredo (Autor), Fabíola Borel Marques (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Investiga como um currículo prescrito de formação de professores de educação física interpreta as diretrizes curriculares nacionais. Analisa o currículo de uma instituição pública, focando: conhecimento profissional; desenvolvimento da autonomia; disciplinaridade e interdisciplinaridade; formação comum e específica; conhecimentos ensinados; conhecimentos filosóficos, educacionais e pedagógicos; teoria e prática; carga horária dos cursos. Conclui que há potenciais orientações: docência como base da formação; flexibilização da organização curricular; ampliação de carga horária nos estágios supervisionados e prática de ensino. Há potenciais aprisionamentos: noção linear de competência; indicação metodológica de que a aprendizagem deverá ser orientada pela “ação-reflexão-ação.”