Discursos de professores de judô do Espírito Santo sobre práticas pedagógicas para crianças
Por André da Silva Mello (Autor), Bethânia Alves Costa Zandominegue (Autor), Ibsen Lucas Pettersen (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar, por meio dos discursos de professores de judô que trabalham com crianças, como eles conduzem suas práticas docentes com crianças. Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo realizado com 33 professores do estado do Espírito Santo. Os dados foram produzidos por meio de questionário enviado pelo Google Forms. Os resultados indicam que os professores enfatizam aspectos axiológicos, técnicos e motores do desenvolvimento em seus processos de ensino, o que aponta para uma concepção universal de infância. Embora utilizem jogos e brincadeiras em suas aulas, os discursos sugerem uma apropriação instrumental dessas manifestações lúdicas, com pouco espaço para que as crianças tenham suas subjetividades, agenciamentos e práticas autorais reconhecidas e valorizadas.