Resumo

A partir de sua forte divulgação pela mídia, o esporte alcançou a categoria de espetáculo economicamente lucrativo que inebria milhões de telespectadores por todo o mundo. Nesse contexto o atleta adquiriu o status de celebridade, passando a ser visto, comumente pela mídia como um herói responsável por proporcionar orgulho e alegria para a nação. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo discutir a relação entre mídia e esporte a partir da imagem do atleta-herói na publicidade, por meio da análise discursiva de exemplares de publicidades com relação às estratégias utilizadas para a construção da representação do atleta-herói. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental, a fim de analisar 03 (três) publicidades veiculadas pela televisão no período de 2007 a 2009. Após as análises, percebeu-se que, geralmente, o atleta é caracterizado como herói por meio sua história de vida, dos títulos conquistados, da aptidão e de suas habilidades físicas. Tais estratégias fazem com que a imagem do esportista seja construída de modo a elevá-lo a um patamar acima dos indivíduos comuns.

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