Dissertações e Teses em Educação Física: Uma Investigação Sobre Abordagens Metodológicas

Por: , Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro e .

Movimento - v.25 - n.1 - 2019

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Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica em Educação Física de dissertações e teses de programas de pós-graduação stricto sensu, no período de 2001 a 2010, com enfoque em suas abordagens metodológicas. Os PPGEF selecionados foram: USP, UNESP, UFRGS, UNICAMP e UGF. A análise dos dados pautou-se na abordagem metodológica proposta por Gaya (2008). Os resultados apontaram predominância da abordagem nomotética, seguida da interpretativa e ausência da intervenção social. Conclui-se, com base em Bourdieu, que as regras do jogo científico têm influenciado a orientação metodológica da produção de conhecimento da área, o que pode repercutir na reprodução de modos hegemônicos de ciência no campo.

Endereço: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/82495

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