Dissertações e Teses em Educação Física: Uma Investigação Sobre Abordagens Metodológicas
Por Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro (Autor), Alan Camargo Silva (Autor), Sílvia Maria Agatti Lüdorf (Autor).
Em Movimento v. 25, n 1, 2019. Da página 5013 a -
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica em Educação Física de dissertações e teses de programas de pós-graduação stricto sensu, no período de 2001 a 2010, com enfoque em suas abordagens metodológicas. Os PPGEF selecionados foram: USP, UNESP, UFRGS, UNICAMP e UGF. A análise dos dados pautou-se na abordagem metodológica proposta por Gaya (2008). Os resultados apontaram predominância da abordagem nomotética, seguida da interpretativa e ausência da intervenção social. Conclui-se, com base em Bourdieu, que as regras do jogo científico têm influenciado a orientação metodológica da produção de conhecimento da área, o que pode repercutir na reprodução de modos hegemônicos de ciência no campo.