Distúrbios de Atitudes Alimentares e Sua Relação com a Distorção da Auto-imagem Corporal em Atletas de Judô do Estado do Paraná
Por José Luiz Lopes Vieira (Autor), Leonardo Pestillo de Oliveira (Autor), Lenamar Fiorese (Autor), Joao Ricardo Nickenig Vissoci (Autor), Elton Fernando Hoshino (Autor), Saulo Luders Fernandes (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 17, n 2, 2006. Da página 177 a 184
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar a ocorrência de distúrbios de atitudes alimentares e sua relação com a distorção da auto-imagem corporal em atletas de judô do estado do Paraná. Foram sujeitos 101 atletas, sendo 71 participantes do JOJUP’s (42 masculino e 29 feminino) e 30 participantes do JAP’s (18 masculino e 12 feminino). Como instrumentos utilizou-se o EAT-26 e o BSQ. Em relação aos distúrbios de atitudes alimentares as judocas-JOJUP´s, apresentaram maior probabilidade de desenvolver distúrbios de atitudes alimentares. Com relação à distorção na imagem corporal, as judocas-JOJUP´s apresentaram pontuação mais elevada sendo sete casos de distorção leve, seis casos de distorção moderada e três de grau grave. Ocorreram diferenças estatisticamente significativas tanto para a presença de distúrbios de atitudes alimentares quanto na distorção de auto-imagem corporal entre o gênero. Foram evidenciadas correlações estatisticamente significativas entre distúrbios de atitudes alimentares e distorção de auto-imagem na categoria JOJUPs masculino e quando os judocas foram agrupados independente da categoria ou gênero.