Do forró à capoeira, diversidade e culturas populares na emei Nelson Mandela em tempos de pandemia

Por Marina Basques Masella (Autor), Alice Gomes Signorelli (Autor), Ana Cristina Silva Godoy (Autor), Carolina Hamburger (Autor), Lenize Cristina Riga (Autor), Lígia Chiavolella (Autor), Priscilla de Lima Rocha (Autor), Solange Miranda (Autor).

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol. 2 . páginas 198 - 223

Resumo

O presente relato narra a experiência transcorrida entre os meses de março e agosto do ano de 2020, na EMEI Nelson Mandela, dentro do con-texto de educação remota que se instaurou devido à pandemia de Covid-19. O primeiro movimento realizado pelo nosso coletivo de educadoras quando as medidas de isolamento social foram instituídas no final do mês de março, foi permanecer em contato com as crianças. Naquela época, não sabíamos que a pandemia duraria tanto tempo, mas já nos preocupamos em buscar meios para que o distanciamento não enfraquecesse os laços de acolhida, afeto e vínculo que estavam começando a se formar entre profes-soras, demais educadoras, crianças e famílias desde o início do ano letivo. Para tornar isso possível, resolvemos utilizar as páginas oficiais da es-cola nas redes sociais - Facebook e Instagram105. Há muitos anos, nosso Projeto Político Pedagógico (PPP) propõe o uso das redes sociais, intitu-ladas de portfólios virtuais, para estreitar laços com as famílias da escola e comunidade mais ampla, por meio da divulgação das fotografias e vídeos das crianças; das tematizações; de veiculação de informes, etc.