Do Mal Estar à Ação: Reflexões em Torno de Uma Experiência Pedagógica em Educação Física
Por Viviana Rosa Maronesi (Autor), Paulo Evaldo Fensterseifer (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O presente estudo trata de uma investigação realizada por dois professores de Educação Física, que buscam por meio da ressignificação das suas práticas pedagógicas a construção de um projeto curricular para a Educação Física escolar das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Santo Ângelo, bem como compreender os movimentos que acontecem durante o processo de construção e implementação de uma proposta. A opção metodológica foi à pesquisa-ação com a formação de um grupo de estudos, pois permite a constante reflexão das ações, experimentando novas formas de trabalho, discutindo questões que ocasionam inquietações e dúvidas. A pesquisadora inseriu-se como sujeito da pesquisa que dialoga, observa, interpreta o processo numa abordagem qualitativa. Para coleta de dados foram utilizados as narrativas, os diários de campo, os relatos e avaliações, os quais foram transcritos, interpretados e analisados a partir dos referenciais utilizados durante ogrupo de estudos. Observou-se a importância da reflexão durante a formação profissional, abrindo espaço para o professor buscar em sua própria realidade as mudanças necessárias para sua prática pedagógica. Buscar a ressignificação da própria prática a partir de uma pesquisa-ação permitiu elaborar estratégias de ação, entendendo o contexto escolar e sua dinâmica de funcionamento.