Resumo
O presente estudo enfoca, resumidamente, dois problemas que considera-se ,fundamentais na reflexão das relações professor-aluno na Educação Física e do processo ,de conhecimento que nestas relações se gera: ,a) o autoritarismo e a dominação historicamente vinculados ao ensino, de maneira geralno Brasil, mas que se encontram mais fortemente presentes, ainda, nas aulas de ,Educação Física; ,b) a análise destas estruturas autoritárias no ensino da Educação Física e a busca da sua ,superação pelo ensino libertador. Entende-se que esta questão, autoritarismo e dominação versus ensino libertadorcompõe as categorias de análise que, possivelmente, mais necessitam serem explicitadas ,na área da Educação Física. Para interpretar e esclarecer melhor o poder disciplinar ,durante toda a história da Educação Física, procurou-se reconstruir o problema na ,Literatura da Educação Física brasileira. A partir destas críticas e por intermédio de uma ,proposta Dialógica - Problematizadora - baseada principalmente nos referenciais de ,Paulo Freire - procurou-se avançar por um caminho que pudesse auxiliar na superação ,deste tipo de concepção liberal/ativista para uma educação crítico-emancipatória, capaz ,de proporcionar ao sujeito a sua relação com o mundo através da ação comunicativa. Espera-se que este estudo possa contribuir para uma linha de ação no âmbito do ,ensino da Educação Física escolar, influindo para as necessárias transformações.