Resumo

Em tempos atuais, que se misturam ideias de apagamento da ciência em contraste à necessidade de reunir esforços científicos para minimizar efeitos da pandemia de COVID-19 com esforços de diferentes países para manter (alguma) “coesão” social e não haver uma completa desagregação sistêmica que dilua a organização social e econômica, se expressa também a relevância do processo reflexivo sobre questões inerentes à Educação Física, compreendendo-a de forma ampla. Desse modo, a Revista Arquivos em Movimento CONVIDA à comunidade acadêmico-científica a possibilidade de publicar textos de variadas estruturas epistemológicas e teórico-metodológicas, com recortes analíticos e teórico-práticos sobre a temática TRABALHO, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA, esperando, no calendário proposto, seus textos. Nesse sentido, a temática “trabalho” é um termo abrangente e multifacetário, sendo objeto de debates acumulados em diversas áreas do conhecimento e entre pesquisadores na produção de textos nessa temática. Como uma característica tipicamente humana, o trabalho oferece uma miríade de possibilidades ao pesquisador com interfaces e especificidades relacionadas à Educação Física. As possibilidades de definição de propostas e objetivos teóricos, atravessando os trajetos acadêmico-científicos, são várias e distintas; seja se pensando em novas configurações e arranjos, seja observando o trabalho como um complexo ontológico, seja como uma racionalidade de produção e produtividade, seja como um objetivo da formação inicial e continuada de uma área, dentre outras. Com isso, pretendemos que sejam debatidas temáticas variadas acerca do exercício profissional em Educação Física em tempos de precarização eou uberização do trabalho, tanto quanto elementos legais, pedagógicos e epistemológicos sobre a formação inicial eou continuada. Ao propormos esse conjunto de questões, pretendemos que os trabalhos aqui publicados tornem-se referência para esse debate na Educação Física.

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