Resumo

A Educação Física escolar no Brasil é um componente curricular do ensino médio, porém sua estrutura e forma de implementação no espaço escolar são extremamente diversificados nos diferentes ―cenários‖ escolares. As formas de intervenção vão desde o rola-bola até projetos didáticos com sistematizações e teorizações complexas. Um mesmo ―cenário‖ escolar, neste caso um colégio particular da região metropolitana de Campinas, pode ter diferentes características estruturais sob as quais serão construídos os projetos pedagógicos, dessa maneira são fatores relevantes o número de aulas semanais, o tipo de avaliação, tempo real de aula, número de aulas diárias, etc. Neste trabalho discutimos as diferentes repercussões pedagógicas da estrutura estabelecida por duas aulas semanais e por aulas duplas em um mesmo dia em diferentes anos (2009 e 2010), porém em um mesmo contexto: a academia de musculação. Foram analisados instrumentos de registro tais como diários de classe, auto-avaliações e avaliações contínuas. Todavia, a percepção subjetiva do autor/professor foi fator determinante sobre a comparação entre as diferentes estruturas pedagógicas. Enquanto fatores objetivos deve-se destacar que a estrutura de aula dupla comparada às duas aulas semanais separadas teve menor número de aulas, menor quantidade de conteúdos, menor tempo de aula total, porém teve maior espaço para discussões iniciais, principalmente, um tempo maior para as explicações conceituais. Enquanto variáveis subjetivas analisadas temos as duas aulas semanais com um maior desenvolvimento de hábitos cotidianos de atividades físicas, um maior contato afetivo com o professor, um melhor desempenho prático nas atividades e uma melhor relação e aplicação entre teoria e prática, enquanto que as aulas duplas possibilitam um maior número de atividades extras e explicações mais detalhadas. Os diferentes modelos estruturais apresentam vantagens e desvantagens, porém este estudo indica que de forma geral as duas aulas separadas parecem ser mais vantajosas neste contexto. Os fatores estruturais são altamente relevantes no processo de formação dos indivíduos, assim as políticas públicas e os projetos pedagógicos devem levar em consideração esses fatores, estabelecendo diretrizes e limites para que os processos educacionais contribuam positivamente na vida das pessoas.