Editora Editora UFPel. Brasil 2023. 398 páginas.

Sobre

A s evidências científicas acumuladas sobre a atividade física e seus benefícios à saúde consolidaram um robusto campo de conhecimento no cenário científico nacional e internacional. É no início do novo milênio que ocorre o aumento expressivo de pesquisas e, a partir de então, uma nova era das investigações em epidemiologia da atividade física no Brasil.

O protagonismo brasileiro teve seus passos marcados também ao ritmo do desenvolvimento do grupo de Pelotas, com ênfase na epidemiologia da atividade física e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) como instituição pública de referência.

A presente obra conta a história da epidemiologia da atividade física em Pelotas nesses 20 anos de pesquisas por meio de alguns autores e autoras que ajudaram na construção desse legado. A estrutura está disposta em seis eixos temáticos: trajetória de produção e formação, níveis de atividade física, determinantes, consequências, intervenções e políticas.

Saudações de Pelotas, de Satolep, da cidade do doce, do Laranjal, da estética do frio e da epidemiologia da atividade física. Uma excelente leitura a todas as pessoas!

Arquivo