Resumo

O tênis é uma prática corporal difundida no mundo inteiro e possui um enorme poder educativo. No entanto, a sua presença no ambiente escolar é praticamente inexistente. Rara são as escolas em que o tênis se faz presente. A falta de material, de infraestrutura adequada e de conhecimento específico sobre o tênis estão entre os principais argumentos alegados pelos professores por não inserirem esse esporte em suas aulas. Por outro lado, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão cada vez mais presentes nas escolas, trazendo novos desafios e novas possibilidades para o campo educacional. Dessa forma, e procurando mesclar o ensino do tênis nas escolas, TDICS e princípios norteadores da mídia-educação, temos como objetivo geral elaborar e avaliar, a partir de sugestões dadas por professores de Educação Física, o uso de um e-book interativo para o desenvolvimento do tênis na escola. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa envolvendo elementos da pesquisa-ação. Por meio de questionários direcionados aos 178 alunos do mestrado profissional de Educação Física em Rede Nacional da UNESP (PROEF), identificamos as razões pelas quais os professores de Educação Física não desenvolvem o tênis em suas escolas. Em seguida, procuramos identificar elementos para subsidiar a elaboração do e-book. Dessa forma, os professores sugeriram conteúdos do tênis e elementos didáticos pedagógicos que deveriam estar presentes no e-book e que pudessem lhes auxiliar no processo de desenvolvimento do tênis nas escolas. A partir desses elementos construímos a primeira versão do e-book. Essa primeira versão foi avaliada, por meio de entrevista, por 03 professores, selecionados dentre os participantes que responderam o questionário. Após essa avaliação tivemos a intervenção em uma escola pública estadual em Palmas – Tocantins, seguido de uma entrevista com a professora responsável pela intervenção, o qual também fez uma avaliação do e-book. Os resultados dessa pesquisa nos mostram que itens relacionados à falta de materiais específicos, espaço inadequado para a prática do tênis, falta de conhecimento específico sobre esse esporte, a falta de livros e pesquisas direcionadas ao ensino do tênis nas escolas são os principais empecilhos para se desenvolver o tênis nas escolas, mas que não são motivos para não trabalhar com o tênis nas escolas. O e-book apresentou novas possibilidades de ensino e aprendizagens relacionadas ao desenvolvimento do tênis nas escolas, TDICs e mídia-educação aos professores que o avaliaram. Trouxe possibilidades reais e concretas para se trabalhar com esse esporte na escola. Despertou o interesse dos demais alunos da escola, da gestora e dos professores envolvidos no processo de avaliação do e-book em querer trabalhar com o tênis nas escolas tendo o e-book como ponto de partida.

Acessar Arquivo